Festival de Cultura Corporal fortalece prática esportiva em escola municipal do Lamarão

Educação
25/11/2019 15h42

A Educação Física escolar desenvolve papel importante no desempenho das unidades de ensino, pois promove o desenvolvimento integral dos alunos, estimula a vida saudável, a socialização, entre outros benefícios. E essa disciplina ganhou um momento especial na Escola Municipal de Ensino Fundamental (Emef) Sérgio Francisco da Silva, no bairro Lamarão. Nesta segunda-feira, 25, aconteceu a terceira edição do Festival de Cultura Corporal, atividade que envolve cerca de 300 alunos.

O evento é uma culminância do trabalho desenvolvido durante todo o ano letivo pelos professores de Educação Física e é dividido em cinco eixos: lutas; dança; jogos e brincadeiras; ginástica; e esportes. Para contribuir com a demonstração dos esportes, a escola recebeu os alunos participantes do projeto de ginástica da Emef Santa Rita de Cássia e um professor de karatê.

“Nosso objetivo é que os alunos compreendam a importância de se trabalhar o corpo e a mente, de ter uma vida saudável e de absorver os princípios que o esporte traz, como a disciplina, o foco e o respeito ao próximo. A comunidade em que a escola está inserida é bastante carente e nós acreditamos que a Educação ainda é a melhor saída para estas crianças, principalmente quando é unida ao esporte”, afirma a diretora da Emef, Delma Araújo de Oliveira.

No início do evento, os alunos participaram de um desfile representando diversas modalidades esportivas, como natação, MMA, dança. Também houve apresentação de capoeira, karatê e ginástica. Para a confecção do banner de divulgação, cinco desenhos dos alunos foram selecionados para ilustrar o convite. Para professora Marluce Pereira Ferreira, eventos como esse ajudam a compreender a importância da Educação Física.

“Me sinto muito bem incentivada pela direção pra fazer as coisas acontecerem de um modo que traga à Educação Física um novo olhar perante os alunos, para que eles entendam o seu papel dentro da escola. Temos um conhecimento a construir junto com os estudantes, uma história, uma função social. A Educação Física escolar traz um benefício muito grande à escola, a produção dos alunos na sala de aula. Essa é uma disciplina necessária para o bom desempenho de qualquer unidade de ensino”, garante.

“Sempre nos preocupamos em realizar as atividades em total sintonia com os professores, então são esses profissionais da Educação Física que contribuem para a realização deste festival, pois é a culminância de tudo que eles desenvolvem com os alunos. E ainda podemos incentivar a prática esportiva entre os nossos estudantes. Quando um jovem pratica esportes, dificilmente ele é atraído para o crime e para as drogas, e esporte e Educação juntos podem transformar o futuro da nossa juventude”, conclui a diretora Delma.