Em continuidade às ações do Novembro Azul e com o intuito de tornar os professores de Educação Física cada vez mais capacitados e multiplicadores de informações para desenvolver atividades de prevenção nos Polos e Unidades em que atuam, a Prefeitura de Aracaju, por meio da Secretaria Municipal da Saúde (SMS), realizou mais uma capacitação sobre saúde do homem, nesta segunda-feira, 25 no auditório da SMS.
De acordo com as diretrizes do Ministério da Saúde (MS), a política da Saúde do Homem possui cinco eixos: o acesso e acolhimento do Homem nos serviços da Rede da Saúde; a paternidade responsável; a saúde sexual e reprodutiva; a prevenção de violência e acidentes; e as doenças crônicas não transmissíveis. O foco do novembro azul não é só o câncer de próstata, mas a saúde do homem como um todo.
Para a palestrante e técnica da Saúde do Homem na Área Programática da SMS, Katia Gonçalves, dados do MS estimam que, no Brasil, pessoas do sexo masculino vivem em média sete anos a menos que as do sexo feminino, e o principal motivo, além dos fatores de acidentes de trânsito e violências, é que os homens são mais negligentes com a saúde e raramente buscam hábitos saudáveis e orientação em serviços de saúde.
“Reforçamos o alerta que o cuidado deve ser feito o ano inteiro, tanto na prevenção como no tratamento das doenças. Trabalhamos o olhar da gestão para maximizar a vinculação deste homem com garantias de resolutividade das demandas apresentadas. Então precisamos do trabalhador, tanto para a promoção do seu autocuidado, quanto para mobilizar outros homens para se cuidarem”, explicou.
Aprovação
O professor de educação física do Programa Academia da Cidade (PAC), Diogo Sampaio, participou da capacitação e afirmou a importância do curso para disseminar a informação sobre os cuidados com a saúde do homem. “Foi uma ótima oportunidade participar desta capacitação, adquirindo conhecimentos a mais e podendo ajudar a sociedade. Acredito na importância daquele conhecimento para fortalecer a qualidade do trabalho”, destacou.
A também professora de Educação Física do PAC, Cyntia Star, ressalta ser preciso que os profissionais saibam orientar corretamente os homens a se cuidarem. “Quando os próprios professores estimulam seus alunos a terem hábitos de vida mais saudáveis, fica mais fácil. Por medo de buscar ajuda, alguns homens costumam suportar calados certas dores e, quando buscam auxílio, a doença já está em estágios avançados, difícil de cura. Espero que a SMS continue fazendo mais ações como esta”, ressaltou.
De acordo com técnica do PAC, Bárbara Oliveira o principal objetivo do curso é qualificar os professores de Educação Física na saúde do homem e convidar a todos os professores a mobilizarem os participantes dos Polos, para o encerramento do Novembro Azul. “Depois de realizarmos várias atividades, na próxima sexta-feira, 29, às 15h30, faremos um aulão de dança, na praça da Juventude, no conjunto Augusto Franco, fechando a campanha do Novembro Azul”, enfatizou.