Prefeitura reforça ações preventivas junto a usuários da UBS Geraldo Magela

Saúde
26/11/2019 16h37

Em continuidade às atividades alusivas ao Novembro Azul, mês de alerta ao cuidado com a saúde do homem, a Prefeitura de Aracaju promoveu mais uma ação para alertar os homens sobre a importância de cuidar da saúde.

Desenvolvida pela Secretaria Municipal da Saúde (SMS), a atividade foi realizada nesta terça-feira, 26, com os usuários da Unidade Básica de Saúde (UBS) Geraldo Magela, no conjunto Orlando Dantas.

Durante todo o ano, a SMS oferece serviços voltados para o público masculino. As ações têm como base uma realidade alarmante e muito conhecida: os homens procuram pouco os serviços de saúde.

“Hoje multiplicamos as informações para os usuários sobre sua saúde e fizemos com que eles se empoderem, entendendo o autocuidado. Por isso, falamos sobre o acesso e acolhimento do homem nos serviços da Rede de Saúde; a paternidade responsável; a saúde sexual e reprodutiva; a prevenção de violência e acidentes; e as doenças crônicas não transmissíveis que são os cinco eixos da Política Nacional de Atenção Integral à Saúde do Homem, a PNAISH”, afirmou a gerente da UBS Geraldo Magela, Maria Aparecida Feitosa.

Prevenção
A técnica da Área Programática e Estratégica da SMS, Kátia Gonçalves, explica que, embora as ações sejam realizadas durante todo o ano, novembro é um mês de maior visibilidade do homem, quando as ações são reforçadas para enfatizar a importância da saúde e, sobretudo, da prevenção de doenças.

“O homem está na maior incidência das doenças que podem ser prevenidas. As doenças crônicas não transmissíveis, como hipertensão e diabetes, são os homens os mais acometidos, e quando eles vão descobrir já estão num estágio mais avançado, exatamente porque eles não procuram os serviços de saúde na prevenção”, ressaltou.

Dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) deste ano apontam, por exemplo, que os indivíduos do sexo masculino vivem menos que os do sexo feminino. Enquanto a expectativa de vida delas é de 80 anos, a deles é de 73 anos.

Para a psicóloga da UBS, Lívia de Jesus, a baixa procura e interesse pelo cuidado com a saúde tem um fundo baseado na cultura machista proliferada durante muito tempo.

“A gente quer e precisa mudar essa cultura machista de que homem não adoece. Seguindo a orientação do Ministério Saúde, a SMS trabalha a saúde integral do homem e, claro, orientamos quanto à prevenção. É um conjunto de serviços oferecidos e só precisa do interesse do próprio homem para o autocuidado", destacou.

O estudante Matheus Vinícius aproveitou a atividade na UBS para se cuidar e ressalta a importância da ação. “Eu vim para uma consulta de rotina e fui convidado pelo pessoal da Geraldo Magela para participar da ação. Os funcionários da UBS estão de parabéns pelo evento. Aqui recebi orientações sobre o câncer de próstata, fiz os testes e participei da palestra. Tudo foi muito esclarecedor, gostei demais”, enfatizou.

O comerciante Roberto Luís Conceição também participou aprovou a iniciativa da Prefeitura. “Eu aproveitei e vim cuidar da minha própria saúde. É essencial que o homem procure a unidade de saúde para prevenir as doenças”, pontuou.