Obra física do corredor Hermes Fontes inicia com substituição da tubulação de água

Agência Aracaju de Notícias
06/12/2019 13h00

Com prazo de execução de 180 dias, a obra de construção do corredor Hermes Fontes, resultado de um convênio entre a Prefeitura de Aracaju e o Governo Federal, terá início, em termos de execução física, na próxima segunda-feira, 9, mas os trabalhos de avaliação de toda a área começaram logo após a assinatura da ordem de serviço, na última quarta-feira (4). A primeira etapa do projeto é a de substituição da tubulação de água implantada na avenida Hermes Fontes.

“Para isso, temos que fazer a escavação da avenida para colocar a tubulação nova para então, em seguida, remover o asfalto antigo, fazer a terraplanagem e colocar o asfalto novo. Em paralelo a isso, faremos o corte do canteiro central e o deslocamento de linha de energia e melhoria nas calçadas. Tudo isso será executado ao mesmo tempo. Depois que fizermos de um lado da vida, partimos para o outro. Todo o trabalho será feito em ciclos, de maneira que, quando terminarmos um, já estará com tudo pronto, inclusive com o novo asfalto”, esclarece o presidente da Emurb.

Por conta da complexidade da área da Hermes Fontes, a intervenção urbanística terá uma sistemática diferente dos outros corredores que integram o Projeto de Mobilidade Urbana (Beira Mar, Augusto Franco e Centro/Jardins), cujas obras de infraestrutura estão com execuções em andamento. O período de início dos serviços do corredor Hermes Fontes é considerado propício devido às férias escolares que provocam a redução do fluxo intenso de veículos, além de ser uma época em que o registro de chuvas é menor.

O primeiro trecho a passar pela intervenção física está compreendido entre a Praça da Bandeira e a avenida Edelzio Vieira de Melo. “Aproveitando essas variantes, optamos por começar a obra pela parte mais complexa para poder evoluir mais rápido. Então, iniciaremos pela área que dá maior impacto na circulação de pessoas e veículos, e apresenta mais dificuldade de rotas alternativas. A partir de janeiro ou fevereiro, com a própria evolução da obra, poderemos atuar com duas frentes de trabalho ao mesmo tempo”, explica o presidente da Empresa Municipal de Obras e Urbanização (Emurb), Sérgio Ferrari.


Com 6,8 km de extensão, o novo corredor corta os bairros São José, Salgado Filho, Suíssa, Luzia, Grageru, Inácio Barbosa e São Conrado.  As três avenidas do eixo serão recapeadas e terão a implantação de faixas exclusivas para o transporte coletivo. Também serão construídas calçadas com rampas de acessibilidade e serão implantadas nova sinalização vertical e horizontal. Outro destaque da obra é a construção de uma nova ciclovia na avenida Empresário José Carlos Silva.

Trânsito
Antes mesmo do início da obra, a Prefeitura, por meio da Superintendência Municipal de Transporte e Trânsito (SMTT), elaborou um esquema para que a população fique bem orientada sobre o trânsito da região onde as intervenções acontecem. Estão sendo distribuídos informativos e orientações prestadas aos comerciantes, moradores da região e motoristas e isso será feito a cada avanço, como destacou o superintendente municipal de Transporte e Trânsito, Renato Telles.

“Cada trecho terá um desvio diferente. Com isso, também emitiremos comunicados diferentes, a exemplo do que vem acontecendo com os outros corredores. Pedimos que a população acompanhe os canais de comunicação da Prefeitura para receber as nossas orientações”, frisou.

A partir da próxima segunda-feira, 9, condutores e pedestres devem ficar atentos às mudanças no primeiro trecho da obra. As orientações podem ser conferidas aqui.