Circuito Natal Iluminado e Réveillon fomentam setor de turismo em Aracaju

Agência Aracaju de Notícias
13/12/2019 06h00
Início > Notícias > Circuito Natal Iluminado e Réveillon fomentam setor de turismo em Aracaju

"Todas essas ações que estão sendo realizadas este ano criam um clima natalino extremamente benéfico não só para a atração turística, mas também para o aracajuano em si”. A afirmação é do diretor regional da Confederação Nacional de Turismo em Sergipe (CNTUR/SE), João D’Ávila, feita em referência às atividades que a Prefeitura de Aracaju planejou e está realizando neste fim de ano, como o Natal Iluminado e a festa de Réveillon 2020, na Orla da capital.

“Essas ações foram ou planejadas ou repetidas com mais intensidade este ano, como o Natal Iluminado, que se iniciou há 3 anos e que cresceu, e hoje conta com iluminação no Parque da Sementeira e também na Orla, através de uma proposta do trade”, ressalta.

Tudo isso, para João D’Ávila, cria um clima natalino extremamente importante. “Mostra que o período é trabalhado de forma respeitosa e festiva”. Isso porque, segundo o diretor, na medida em que essa programação se torna constante, o trade pode, antecipadamente, promover a política de turismo.

“Não só a iluminação e o Réveillon, que também começam a se tornarem constantes, mas a parte do verão. Ter eventos programados, que efetivamente aconteçam, dá uma tranquilidade para atrair os turistas”, assegura. Além disso, segundo João D’Ávila, dessa forma o aracajuano também se sente prestigiado, recebendo bem o turista. Foi exatamente esse o objetivo da Prefeitura ao manter e ampliar esse circuito de fim de ano.

Também beneficiado é segmento de bares e restaurantes. Segundo o presidente da Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel), Augusto Carvalho, o evento atrairá ainda mais pessoas para a região da Orla da Atalaia, aumentando o fluxo de pessoas nos bares e restaurantes da região, o que fortalece a economia da cidade.

“O prefeito fez um grande esforço para realizar essa programação e sabemos que isso deve melhorar bastante o movimento na procura dos bares e restaurantes para passar o Réveillon. O Réveillon da Orla é bastante importante para os bares e restaurantes da região. Toda a cidade vai para lá e quando há um evento na praia aumenta ainda mais o fluxo. Tendo o evento leva-se mais pessoas, a economia agradece porque o dinheiro circula e isso é bom para toda a cidade”, concluiu o presidente da Abrasel.

“Aracaju se destaca neste período com ruas, praças e avenidas enfeitadas e iluminadas com o espírito natalino, além do já anunciado Réveillon, tornando a cidade um espaço multieventos, com atividades para todos os gostos”, ressalta o secretário municipal da Indústria Comércio e Turismo, Marlysson Talluanno Magalhães de Souza.

Natal Iluminado
Neste ano, o Natal Iluminado conta com mais de 1,5 milhão de pontos de iluminação e se estende, além da praça Fausto Cardoso, à praça Olímpio Campos e à Orla de Aracaju. A decoração, que será mantida até o dia 6 de janeiro, totalizando 38 dias, conta com a Casa do Papai Noel, um túnel iluminado, um presépio e um carrossel.

Além disso, há uma vasta programação cultural, que conta com nomes locais, como Sena, Antônio Rogério e Chico Queiroga, Silvio Soul, Pedro Luan, Mamah e a cantora gospel Fernanda Brum. Também há oficinas de arte, aulas de ritmos, palestras educativas e de saúde e apresentações de bandas, corais, orquestras, grupos folclóricos e de dança completam a programação. O Parque Governador Augusto Franco, popularmente conhecido como Sementeira, também recebeu decoração especial e teve o dobro de extensão de área decorada, com um milhão de pontos de luz.

Réveillon
Para dar as boas-vindas ao Ano Novo, a Prefeitura de Aracaju preparou uma festa que contará com shows dos cantores Péricles, Kaelzinho Ferraz, Winnie Souza e da banda Patusco, além de show pirotécnico. A festa, realizada com a parceria do Sindicato das Empresas de Transportes de Passageiros do Município de Aracaju (Setransp), honra, pelo terceiro ano seguido, o compromisso do prefeito Edvaldo Nogueira com os aracajuanos de retomada do calendário de festividades da capital e estímulo ao turismo e à geração de emprego e renda.

A festa na Orla da Atalaia no dia 31 de dezembro terá início às 21h com a cantora sergipana Winnie Souza. Em seguida, às 22h30, será a vez de Kaelzinho Ferraz, revelação do arrocha em Sergipe. Na virada do ano, haverá o show pirotécnico. A partir de 00h20, os aracajuanos cairão no samba de Péricles, artista de grande destaque no cenário nacional. A celebração do novo ano continua com show da banda pernambucana Patusco, às 2h.