Prefeito Edvaldo acompanha lançamento do Fórum Sergipano de Petróleo Gás

Agência Aracaju de Notícias
09/12/2019 17h11

O prefeito Edvaldo Nogueira participou, na manhã desta segunda-feira,9, do lançamento do  Fórum Sergipano de Petróleo e Gás (FSGP). Realizado durante todo o dia no Teatro Tobias Barreto, o evento organizado pelo Governo de Sergipe, em parceria com as empresas Golar Power e Centrais Elétricas de Sergipe (Celse), reuniu gestores e empresários do setor, de diversas cidades brasileiras, com a finalidade de ampliar as discussões para a consolidação de Sergipe no novo mercado de gás natural,  tanto no âmbito estadual como nacional.

“É um marco muito importante para Sergipe, que passou por três momentos, a partir da década de 60 e, todos eles foram fundamentais para o desenvolvimento do estado. O primeiro com a descoberta do petróleo, o segundo com a chegada dos nitrogenados e o terceiro com a associação dessas riquezas do subsolo com o polo cimenteiro. Crescemos de maneira constante, mas com o início da crise econômica, em 2009, começamos a presenciar um declínio nessa história. Com isso, a busca por novas alternativas se fez necessário para que um novo ciclo começasse. É justamente o que o governador Belivaldo Chagas faz neste momento”, pontuou Edvaldo.

Ao destacar a importância do evento, o prefeito reforçou que, na sua visão, o fórum marca um novo momento na história de Sergipe. “Aqui se estabelece um novo marco na retomada do crescimento do nosso estado. Especialmente porque, além de levantar todas as discussões para esse novo mercado que se apresenta, do gás natural, o Governo de Sergipe está firmando parcerias com empresas que vão poder colaborar de maneira decisiva para o desenvolvimento de Sergipe. É um novo ciclo que se baseia não apenas no crescimento estatal, mas na parceria público-privada como uma saída para todas essas questões”, reiterou.

Fortalecimento

Durante a solenidade, houve a apresentação de caminhões movidos 100% a Gás Natural Liquefeito (GNL). Também foram expostas as potencialidades do Terminal de Regaseificação da Celse, cujas operações estão previstas para  iniciar até março de 2020. “Os projetos estão começando a se tornar realidade. Iniciamos com a termelétrica, que já está em fase de testes, com possibilidade de inauguração oficial  em março. Com isso estamos buscando atrair investidores da cadeia produtiva do gás e o primeiro passo foi a vinda desses caminhões para o Brasil, que é uma realidade na China. A ideia é começar por Sergipe criando um corredor azul e envolvendo os estados do Maranhão, Tocantins,  Piauí e Bahia, com redes de distribuição. Inicialmente teremos três postos no estado para levar o gás para os municípios”, detalhou o governador Belivaldo Chagas.

Belivaldo também explicou que, outra medida adotada para o fortalecimento da área em Sergipe é a interiorização do gás, que  será produzido em um navio e transportado em cilindros para municípios sergipanos. “Já temos um navio de regaseificação ancorado aqui  e também teremos um navio terminal para que possa levar o gás na forma líquida  para outras regiões do Brasil.  É o Brasil acordando para o GNL. Estamos convencidos de que, a partir desse momento, Sergipe tende a viver uma nova era, gerando emprego e renda para todos”, comemorou o governador que assinou, no evento, um decreto para redução do ICMS, incidente sobre o GNV, de 18% para 12%, com o objetivo de estimular o aumento do consumo do gás natural em Sergipe, contribuindo para a redução de poluentes.

Evento técnico

A programação, que se estendeu pela tarde, contou com uma reunião técnica para transportadoras e frotistas. Neste momento, a empresa Aliance GNLog apresentou detalhes dos caminhões movidos 100% a Gás Natural Liquefeito. Os sistemas modulares de abastecimento dos veículos também foram apresentados pela Golar Power.

Participaram do lançamento do fórum a vice-governadora Eliane Aquino, o vice-governador do Maranhão, Carlos Brandão Júnior, o deputado federal Laércio Oliveira, o secretário executivo, representando o Ministério de Minas e Energia, Bruno Eustáquio Ferreira de Carvalho, o presidente da Alese, deputado estadual Luciano Bispo, os deputados estaduais Luciano Pimentel, Dilson de Agripino, Diná Almeida e Maria Mendonça, o secretário de Planejamento e Desenvolvimento Energético no Ministério de Minas e Energia, Reive Barros, entre outras autoridades.