Prefeitura capacita gerentes das UBS em segurança e mediação de conflitos

Saúde
10/12/2019 16h53
Início > Notícias > Prefeitura capacita gerentes das UBS em segurança e mediação de conflitos

Nesta terça-feira, 10, a Prefeitura de Aracaju promoveu a Oficina sobre Segurança e Mediação de Conflitos, com os gerentes das Unidades Básicas de Saúde da 5ª à 8ª regiões. Na semana anterior, a capacitação foi realizada com os gerentes das UBS da 1ª à 4ª regiões. A ação, realizada no auditório da Secretaria Municipal da Saúde (SMS), teve como facilitadores a Guarda Municipal de Aracaju (GMA) e a advogada e mediadora de conflitos, Elisa Marques.

De acordo com a técnica do Centro de Educação Permanente da Saúde (CEPS), Kátia Maria Menezes, a demanda surgiu a partir da parceria com a GMA e o Conselho Municipal de Saúde, que trouxeram como pauta a situação de segurança das Unidades Básicas de Saúde e dos trabalhadores.

“Ano passado fizemos uma capacitação com os gerentes e temas sobre Segurança, Cultura de Paz e Não Violência foram trabalhados. Mas é sempre muito importante retomá-los, porque os gerentes mediam conflitos o tempo inteiro, e é o papel deles. Sejam conflitos com usuários, com o trabalhador, por isso é fundamental estar sempre atualizando os profissionais”, reforçou a técnica.

Maria Auxiliadora Santana é conselheira municipal, e na oficina representou o segmento do trabalhador. “Criamos a Comissão Intersetorial da Saúde em Segurança, e nos juntamos a algumas secretarias e a Guarda Municipal para que pudéssemos pontuar a realidade das unidades. Os índices apresentados estão funcionando, mas estão surgindo outras demandas e que a partir desse momento estão sendo discutidas”, afirmou.

Mediando conflitos

A oficina faz parte de uma das etapas do Projeto Aracaju Segura, ação intersetorial que objetiva reduzir os índices de violência na capital. Além dessas capacitações, de acordo com o coordenador de Formação da Guarda Municipal de Aracaju, Fabio Salviano Lima Xavier, a GMA visita as unidades de saúde para dialogar com os profissionais e detectar as principais demandas ligadas à situação de segurança.

“Havia a necessidade de dialogar com os gerentes para tratar de diversas questões, a exemplo do acolhimento, abordagem, botão de pânico, uma série de situações relevantes no trabalho deles. No posto de saúde há muitos conflitos que precisam ser mediados para que não se transformem em crises. Entendendo as dinâmicas dos postos de saúde, é possível fazer uma abordagem que favoreça a diminuição dos problemas. Estamos construindo esse processo juntos”, destacou Fábio.

A advogada e mediadora de conflitos Elisa Marques apresentou aos gerentes técnicas que favorecem o processo de mediação. “A ideia é que algumas dessas técnicas da mediação possam ajudar no dia a dia deles. Também conversamos sobre a realidade de cada um, para refletir e trazer vivências que os sensibilizem da importância de adotar determinadas práticas ou aprimorar as que eles já aplicam no dia a dia da UBS”, considerou.

A gerente da UBS Eunice Barbosa, no bairro Coqueiral, Josevânia Mesquita, falou da importância do momento, que também discutiu as demandas das UBS ligadas à segurança.  “O gerente é mediador de tudo que envolve a Unidade e quando acontece o conflito e acionamos a Guarda é porque todas as opções foram esgotadas. É importante ter esse momento também para sugerir melhorias nos protocolos de segurança, para que as soluções aconteçam de forma cada vez mais rápida”, considerou.