Prefeito Edvaldo Nogueira visita sede do Instituto de Apoio à Educação do Surdo de Sergipe

Agência Aracaju de Notícias
10/12/2019 16h59

O prefeito Edvaldo Nogueira visitou, na tarde desta terça-feira, 11, a sede do Instituto de Apoio à Educação do Surdo de Sergipe (Ipaese). O gestor foi ao local para agradecer pessoalmente aos alunos concluintes dos ensinos fundamental e médio por terem o convidado para ser patrono das turmas na formatura, marcada para a próxima sexta-feira, 13, uma vez que não poderá comparecer por motivo de viagem.

“É um momento de muita alegria estar aqui. Foi a partir do nosso encontro na Prefeitura, no dia em que assinei o decreto para cessão do imóvel ao instituto pelos próximos 20 anos, que fortalecemos os laços e eles me convidaram para ser patrono da formatura. Como não vou poder estar presente, fiz questão de vir pessoalmente agradecer a cada um deles e comunicar que enviarei um representante no meu lugar”, destacou Edvaldo.

O prefeito também manifestou sua satisfação por ter sido o gestor que contribuiu para a resolução de um problema antigo do Ipaese, que era a falta de uma sede própria. “Esta é uma instituição respeitada e que faz um trabalho maravilhoso na nossa cidade, que  é ajudar as crianças e adolescentes surdas a se desenvolverem, os estimulando a não ficarem à margem da sociedade. A educação inclusiva é uma preocupação da nossa gestão, então poder se somar a essa instituição, tão importante para o desenvolvimento da nossa cidade, nos enche de alegria”, reforçou.

O gestor, que  aproveitou a oportunidade para ir ao prédio cedido pela Prefeitura, ao Ipaese, por meio de comodato, para funcionamento da unidade de ensino pelos próximos 20 anos, enfatizou, ainda que “a gestão vai empreender esforços para ajudar a instituição da reforma das futuras instalações. “Quero, o mais rapidamente possível, colaborar para que eles tenham uma sede definitiva, completamente adequada para a aprendizagem”, frisou.

Sensibilidade

A diretora do Ipaese, Ana Lúcia Nunes, agradeceu ao prefeito pela visita e pela “sensibilidade de se fazer presente na vida dos alunos em um momento tão importante, mesmo que em outra data que não seja a formatura”. “É a primeira vez que recebemos uma autoridade tão importante como o senhor e isso nos deixa sem palavras porque mexe com a autoestima dos alunos. Agradeço, de coração, pelo cuidado com eles”, expressou.

Ana Lúcia também voltou a agradecer ao gestor municipal pela cessão do imóvel ao Ipaese. “Obrigada, mais uma vez, por ter realizado um sonho. Durante os 19 anos da nossa existência passamos por muitas dificuldades, especialmente porque 90% das famílias contempladas não têm condições de contribuir com a gente, vivem do benefício que recebem através dos alunos, o que mostra a importância do instituto para esses meninos. Esse lugar é a única oportunidade que eles têm para conquistar um futuro melhor, então encontrar um gestor que abraçou a causa nos acalenta”, salientou.

Em língua de sinais, a aluna Vitória Evelyn de Sá, concluinte do ensino médio,  também fez questão de agradecer ao prefeito pela visita. “Agradeço também, em nome dos meus colegas, pela ajuda que o senhor tem dado ao Ipaese porque nós estamos saindo, mas outros alunos também precisam desse lugar e nos preocupamos com a educação para os surdos sergipanos. Estamos todos felizes com sua presença e ajuda”, disse a jovem sendo traduzida por uma intérprete da instituição.

Assim como ela, a professora  Marta Leão estendeu os agradecimentos ao prefeito, como representante da equipe pedagógica. “Queremos agradecer porque cada dia que a gente chega  trava uma luta. Ter essa perspectiva de melhora nos deixa muito felizes. São 19 anos de Ipaese e fazemos de tudo para ofertar a melhor educação aos alunos, mas temos limitações grandes. Quando temos o apoio de um gestor, como o prefeito, ficamos motivados porque isso dá visibilidade a nossa instituição”, afirmou.