Prefeitura faz visita técnica a projetos executados com recursos do BID na Bahia

Assistência Social e Cidadania
12/12/2019 08h32

No decorrer desta semana, representantes da Prefeitura de Aracaju conheceram, na Bahia, projetos implantados com recursos do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) e da Caixa Econômica Federal. A visita técnica, coordenada pela Diretoria de Gestão Social da Habitação e Transferência de Renda da Assistência Social de Aracaju, cumpriu o objetivo de verificar, em Salvador, experiências de elaboração do termo de referência de projetos e o modo de execução.

Há pouco mais de um mês, a Prefeitura de Aracaju firmou com o BID um financiamento de R$300 milhões para executar o conjunto de obras estruturantes do programa de requalificação urbana Construindo para o futuro. De acordo com a assistente social e técnica responsável pelos projetos de trabalhos sociais da Diretoria de Gestão Social da Habitação, Bárbara Alcântara, a experiência vivenciada ajudará no planejamento dos projetos voltados à área social.

“Entramos em contato com a Caixa Econômica Federal, em Salvador, para conhecermos as obras que estão sendo construídas por eles e outras obras que estão sendo implantadas com os recursos do BID na capital. Nos apresentaram todo o processo, desde a elaboração do projeto até a sua efetivação. visitamos e conhecemos a plataforma digital do projeto residencial Mané Dendê e também do residencial Nova Esperança, e tivemos reuniões com equipes técnicas para entender a necessidade de criação dos projetos. Foi uma experiência norteadora para a realização de atividades com boas práticas na cidade de Aracaju”, afirma Bárbara.

Investimento

Em Aracaju, a principal obra que receberá recursos do financiamento do BID é a construção da avenida Perimetral Oeste, que visa a desafogar o trânsito na avenida Euclides Figueiredo, zona Norte. O programa Construindo para o Futuro inclui ainda a urbanização e melhoria das condições socioambientais, de infraestrutura e de mobilidade urbana da cidade. Também estão previstas a construção de unidades habitacionais, escolas, equipamentos de saúde e de assistência social, praças, a revitalização completa do Parque Augusto Franco (Sementeira) e a criação do Parque Ecológico Poxim. Na área social serão construídos dois Centros de Referência Especializados de Assistência Social (Creas) e um Centro Dia para Pessoas Idosas.