Uma unidade escolar inteira comprometida com o meio ambiente. Este é o clima na Escola Municipal de Ensino Fundamental (Emef) Alcebíades Melo Vilas Boas, localizada no Bairro Industrial. A partir do ‘Projeto Amar’, pais, professores e alunos se empenham para dar destinação correta aos materiais recicláveis.
Desde o primeiro semestre do ano letivo, somente uma turma já recolheu cerca de 20 mil tampinhas de garrafas PET e todo o material é encaminhado para uma cooperativa de reciclagem.
A iniciativa partiu da professora Gildilene Bonfim Bezerra, que mobilizou os alunos de sua turma inspirada em outro projeto. O objetivo era conscientizar os alunos acerca da importância do descarte correto do lixo produzido e também sobre a reciclagem.
“Em casa, eu já faço essa separação do lixo. Conversando com meu marido, que é biólogo, tive a ideia de trazer isso aqui para a escola também e fiquei surpresa porque a turma abraçou e todos começaram a trazer tampinhas que achavam em casa e na rua. Mostrei para a direção da escola e a partir daí decidimos expandir para as outras turmas”, explica a professora.
Com o projeto Amar, - que significa Alcebíades Melo Ajudando a Reciclar, Repensar, Reutilizar, Reduzir e Recusar – hoje a escola já possui um local específico para serem depositadas as tampinhas trazidas pelos alunos. Todo o material é encaminhado para a Cooperativa dos Agentes Autônomos de Reciclagem de Aracaju (Care), que fica localizada no bairro Santa Maria.
“A gestão achou bastante interessante este projeto e decidimos expandir para toda a escola. A partir daí, junto com o coordenador pedagógico, pensamos em algumas atividades para o projeto, como uma visita à Care, uma visita ao Ecoponto aqui do bairro. Também criamos um cantinho para arrecadação das tampinhas e buscamos uma parceria com a Empresa Municipal de Serviços Urbanos (Emsurb)”, conta a diretora da Emef, Vanessa Lima Nascimento.
A parceria com a Emsurb se dá através do setor de Educação Ambiental, que realizará palestras educativas para as crianças. “Como a Emsurb é a empresa pública que cuida da limpeza da cidade, temos projetos como os Ecopontos e a coleta seletiva, viemos para somar nesse projeto da Emef Alcebíades. Queremos ajudar no recolhimento de tampinhas, ensinar como separar lixo seco do úmido, sobre coleta seletiva e descarte irregular. E trabalhando com crianças, eles educam os pais em casa. Esta é a primeira escola, mas estamos abertos a outras unidades que queiram esta parceria”, explica a supervisora de Educação Ambiental da Emsurb, Taluana Santana.
O projeto seguirá sendo realizado em 2020 e promoverá gincanas sustentáveis, produção de cordéis e vídeos e artigos utilizando materiais recicláveis. Além do pátio da escola, as salas de aula também ganharão espaços para coleta seletiva.
“Esse projeto envolve toda a comunidade escolar, inclusive os pais, porque os alunos estão juntando o material em casa para trazer para a escola. E não é somente trazer o material, eles podem ir à Care e ver qual é o destino que aquele material recebe. Dessa forma, aprendem a importância do descarte correto, que evita contaminação do solo e também a proliferação do mosquito da Dengue, já o bairro Industrial foi considerada uma área de risco”, complementa a diretora Vanessa.