Confraternização promovida pela Prefeitura fortalece vínculos entre usuários do Caps Primavera

Saúde
17/12/2019 15h00
Início > Notícias > Confraternização promovida pela Prefeitura fortalece vínculos entre usuários do Caps Primavera

Com muita animação e espírito fraterno, usuários do Centro de Atenção Psicossocial (Caps) álcool e outras drogas (AD) Primavera, que fazem parte dos Grupos Roda de Conversa e Oficina de Fuxico, participaram da confraternização natalina que aconteceu no Parque Augusto Franco (Sementeira), nesta terça-feira, 17. Na comemoração, ainda houve a distribuição de brindes e lanches, adquiridos com a renda da comercialização das peças confeccionadas pelos usuários nas oficinas de artesanato. 

Para a coordenadora do Caps AD Primavera, Luciana Santos Rodrigues, as confraternizações reforçam os laços entre os usuários e a equipe, ao tempo que promovem momentos fora do ambiente terapêutico. “Essa festa fortalece vínculos e mostra outro sentido para além de um tratamento medicamentoso e psiquiátrico. Mostra que o mais importante é estar juntos e construindo vínculos entre as pessoas, incluindo as famílias, mostra que estamos vivenciando em outros espaços da cidade”, afirmou. 

“Além dos usuários, também participam da confraternização amigos do grupo, estudantes de Enfermagem e de Serviço Social. Temos também a presença de Dra. Sueli, médica que fez parte da equipe do Caps AD Primavera, e que os usuários têm muita estima. Essa festa contou com o apoio de todos”, destacou a assistente social do Caps AD Primavera, Lijane Oliveira.

Sandra Márcia é estagiária de Serviço Social do Caps AD Primavera e relatou sua experiência com os grupos de usuários. Ela conta que na Roda de Conversa, que acontece estrategicamente às segundas-feiras, os usuários relatam como passaram o final de semana e apoiam uns aos outros no processo diário de superação. “Todo o trabalho, em todos os grupos, é feito para ajudá-los a superar os desafios a cada dia, e eles nos dão essa abertura para ajudar, o que é fundamental”, ressaltou Sandra.

Acolhimento

Hélio Bispo é usuário do Caps há 15 anos e atualmente é atendido pelo Caps AD Primavera. A vida difícil, o passado marcado pelos vícios não arrancou do senhor Hélio a esperança de dias melhores, e a partir do acolhimento no serviço ele conta que conseguiu se reerguer. 

“Tenho o Caps como uma família, a minha família. Um transfere energia para o outro, e a força que recebemos tanto dos companheiros usuários, como dos trabalhadores da equipe que nos acolhem e orientam, faz a diferença. Hoje eu tinha um serviço, mas não poderia deixar de ter a alegria de estar aqui com os meus colegas, porque esses momentos nos dão força para não ter as recaídas. E quantos colegas nunca tiveram um momento como esse? Um lazer, um abraço, uma festa. Hoje estamos aqui brincando e se divertindo”, refletiu.

A vida de Valfredo da Silva, usuário do Caps Ad Primavera há 13 anos, também se modificou a partir do momento em que ele decidiu pedir ajuda. Após anos morando nas ruas, procurou atendimento, se reaproximou da família e participa das terapias ativamente.

“Mudou tudo em minha vida depois que comecei o tratamento lá. O acesso é fácil, basta a pessoa querer ser ajudado. Atualmente eu faço uso de medicamentos e recebo tudo pelo Caps, onde temos uma equipe competente que nos acolhe. Lá eu participo das terapias às segundas, terças, quartas e sextas, cada dia uma terapia diferente. Minha família hoje está muito feliz, tenho convivência com meus pais, saí da rua, reconstrui minha vida com meus filhos e netos”, relatou o usuário.