Prefeitura promove confraternização natalina para os usuários do Centro Dia de Aracaju

Família e Assistência Social
19/12/2019 16h47
Início > Noticias > 84504

Confraternizar é compartilhar memórias e aproximar as pessoas. É pensando nisso que a Prefeitura de Aracaju, por meio da Secretaria Municipal da Assistência Social, promoveu, nesta quinta-feira, 19, a confraternização das famílias e usuários do Centro de Referência Especializado para Pessoas com Deficiência (Centro Dia), unidade da Assistência Social do município. Durante toda a manhã, foram realizadas diversas atividades de compartilhamento de experiências, alegrias e conquistas dos usuários, das famílias e dos servidores que trabalham e organizaram a festa no centro. 

A Secretaria Municipal da Assistência Social forneceu todo o apoio logístico para a realização do evento, que contou ainda com a participação do Conselho Municipal de Defesa dos Direitos da Pessoa com Deficiência (CMDPcD) e da Associação de Deficientes Visuais de Sergipe (Adevise), que levou o seu coral para abrilhantar a manhã festiva.


 A secretária adjunta Simone Passos marcou presença e enfatizou a importância desses momentos. “É importante fazer esse momento, principalmente aqui no Centro-dia, porque essa é a oportunidade de unir as pessoas e as famílias, trazendo esses familiares para participarem mais e compartilharem suas experiências. Por isso estamos aqui proporcionando esse momento de aconchego e de partilha entre todos que fazem parte do dessa unidade”, conta Simone.


Os profissionais do centro se empenharam em promover esse evento. Segundo a coordenadora Lidiane Vieira, a confraternização é feita anualmente, como um balanço das atividades feitas durante todo o ano.  “A gente tem esse momento também para celebrar o final do ano, pactuar as novas ideias para 2020, reforçar os laços e renovar o espírito de todo mundo que veio aqui hoje”, relata a coordenadora Lidiane.


Para a educadora social Maria Betânia Leão, o evento também é uma forma de atrair as famílias para o Centro Dia. “Às vezes fica difícil para os familiares acompanharem a evolução e o desenvolvimento dos usuários, então hoje é um dia emblemático para nós, em que podemos pedir para que essas famílias participem e compareçam mais aqui, por isso, além de comemorar, aproveitamos para estreitar os nossos laços”, explica Betânia.


Familiares também estavam presentes, como a Leila Cristina Santos, irmã de Lelia Regina Santos, usuária do Centro Dia. As irmãs aproveitaram a manhã de descontração e Leila compartilhou a emoção. “Minha irmã sempre participa das atividades aqui e a gente sempre gosta de ver ela se divertir, hoje é um dia também de agradecer ao pessoal que trabalha aqui e ajuda a minha irmã e a nossa família, é um dia de gratidão mesmo”, completa Leila.


O evento teve ainda a participação do coral da Adevise e de membros do CMDPcD. Como o presidente do CMDPcD e vice-presidente da Adevise, Roque Hudson. “Hoje viemos com o propósito de nos unir cada vez mais, realmente irmanar os usuários do Centro Dia com os trabalhadores, os membros do conselho e da própria adevise, que veio com o coral para nos emocionar e abrilhantar ainda mais esse evento”, é o que nos conta Roque.