Planejamento de ações possibilita à Saúde de Aracaju avançar em metas estratégicas

Saúde
13/01/2020 10h00
Início > Noticias > 84679

Em 2019 a Prefeitura de Aracaju garantiu diversos avanços na administração pública da capital, sobretudo na gestão dos serviços que integram o Sistema Único da Saúde. Entre essas conquistas estão o aumento da eficiência no combate ao Aedes aegypti, conclusão da implantação do prontuário eletrônico, reestruturação de estabelecimentos de saúde e aquisição de novos equipamentos.

Segundo a secretária municipal da Saúde, Waneska Barboza, a gestão se empenhou e trabalhou muito com planejamento, elencando metas que auxiliaram tanto no acompanhamento das ações, quanto nos ajustes necessários durante as execuções para que os objetivos fossem alcançados.

“No quesito da Vigilância, por exemplo, focamos muito na questão do combate à dengue e fizemos parcerias e integração com outras secretarias, mantendo um controle do Aedes, que em meados de julho do ano passado estava com o Levantamento de Índice Rápido do Aedes Aegypti (LIRAa) de 2,6 - considerado médio risco. Com isso, conseguimos fechar o ano com o LIRAa de 0,9, o que deixou Aracaju entre as cidades com baixa probabilidade de surto de doenças transmitidas pelo mosquito. Obtivemos este bom resultado devido às intervenções noturnas, mutirões semanais aos sábados e auxílio do drone para identificar locais de risco. Além disso firmamos parceria com a Cruz Vermelha para melhorar ainda mais nossa atuação”, explica.

Inovações e ampliações
Outra inovação na gestão da Saúde em 2019 foi o término da implantação do prontuário eletrônico, sistema que unificou as informações dos usuários das Redes de Saúde de Aracaju, possibilitando que os profissionais de quaisquer unidades de saúde tenham acesso ao histórico e tratamento realizado pelos pacientes.

“Conseguimos cumprir o planejamento e implantar o prontuário em todos os equipamentos da rede municipal. Agora, a gente tem dados e informações que começam a ser trabalhados para que possamos melhor planejar a saúde, saber os diabéticos, gestantes jovens, hipertensos, em determinados bairros, para planejar ações de acordo com a necessidade de cada região”, destaca a secretária.

Sobre a construção da maternidade do bairro 17 de Março, Waneska revela que as devem ser finalizadas até o fim deste ano. “Tivemos também aumento dos polos da Academia da Cidade. Iniciamos 2019 com 24 polos e hoje temos 27, e conseguimos isso com parcerias com o GBarbosa, Caixa Econômica Federal e Emsurb. Estamos sempre procurando ampliar os polos e fornecer aos usuários atividades físicas. Só no ano passado tivemos uma adesão de cerca de 3 mil usuários no Programa Academia da Cidade”, enfatiza.

Outros avanços
A qualificação dos atendimentos possibilitada com a aquisição de novos equipamentos para todas as redes também foi um marco para o ano passado. “No começo de 2019 terceirizamos os atendimentos no hospital Nestor Piva, o que foi muito bem aceito pela comunidade, pois foi possível reestruturar e dinamizar os fluxos internos da unidade. Já no Fernando Franco, aumentamos o investimento em estrutura e equipamentos, o que também trouxe melhorias para o serviço. Como resultado, registramos um aumento de 55% de atendimentos dos hospitais”, afirma.

Além disso, a secretária destacou o índice de 93% de abastecimento de medicamentos nas redes e dos investimentos em mais de 10 milhões de reais para a compra de equipamentos na Atenção Básica.

“Também padronizamos as Unidades e reduzimos a mortalidade infantil de 17 para 15 por mil habitantes, o que ainda é alto, mas continuamos investindo. Ainda reduzimos em mais de 50% os acidentes fatais no trânsito, o que nos deu destaque nacional ao sermos reconhecidos pela ONU como a capital com a maior índice de redução neste sentido", destaca