Prefeitura mantém intensificadas ações de combate ao Aedes aegypti em 2020

Saúde
09/01/2020 12h01
Início > Noticias > 84685

Durante todo o ano de 2019 a Prefeitura de Aracaju promoveu ações de combate ao Aedes aegypti, as quais foram intensificadas a partir do mês de junho, mobilização cujo objetivo é evitar epidemias e óbitos em decorrência das doenças transmitidas pelo mosquito, como a dengue, zika e chikungunya.

Por meio de mutirões aos sábados, intervenções noturnas e aplicação do fumacê costal nos bairros da capital foi possível reduzir o Levantamento Rápido de Índices de Infestação pelo Aedes aegypti (LIRAa) de 2,6 para 0,9 (conforme aponta o último LIRAa divulgado em novembro de 2019).

Mesmo tendo encerrado o ano passado com o menor índice de infestação do Aedes, em 2020 as ações seguem ativas, sendo registradas já nesta primeira semana a intervenção noturna no bairro Robalo e a aplicação do fumacê costal no bairro Siqueira Campos. As visitas noturnas para eliminação de criadouros do mosquito são feitas pelos agentes de combate às endemias da Secretaria Municipal da Saúde (SMS), e acontecem das 19h às 22h.

O primeiro mutirão de 2020 acontecerá neste sábado, dia 11, no bairro 18 de Forte. De acordo com o gerente do Programa Municipal de Controle do Aedes aegypti da SMS, Jeferson Santana, as ações de combate ao mosquito, incluindo os mutirões acontecerão de janeiro a dezembro.

“Nesse momento estamos com a programação de fazer os mutirões em três sábados por mês, que podem acontecer de acordo com o indicador do LIRAa, mas outras demandas podem alterar o planejado”, explicou Jeferson.

Além do próximo sábado, para o mês de janeiro, os mutirões previstos acontecerão também nos dias 18 e 25. “Para esses sábados seguintes nós já deveremos trabalhar com os dados do novo LIRAa, que está em fase de conclusão e deve ser divulgado em breve. Com base nele é que vamos definir os próximos bairros”, concluiu o coordenador.