Executada pela Prefeitura de Aracaju a partir de um investimento superior a R$7,6 milhões, a obra de infraestrutura da avenida Euclides Figueiredo deve concluir, nas próximas semanas, a implantação das mais de 500 macrocélulas que compõem a nova rede de drenagem da via.
Assim, já em fevereiro, sob a coordenação da Empresa Municipal de Obras e Urbanização (Emurb), a obra chega à etapa de terraplanagem, construção da base primária e pavimentação asfáltica da avenida, uma das mais importantes da zona Norte da cidade.
Os moradores da localidade, ansiosos pela conclusão do projeto, acompanham atentos a execução da obra. Residente na avenida há mais de cinco décadas, a dona de casa Silvanete Meneses encara os transtornos que a obra está causando, momentaneamente, como um "remédio amargo", porém necessário para transformar a localidade e garantir mais qualidade de vida à população.
"Sendo sincera, eu comparo o sofrimento e o medo cada vez que chovia com a poeira que estamos tendo que encarar por conta das obras e então me conscientizo de que isto é passageiro e que os benefícios ficarão", pontua a moradora, reconhecendo a importância da obra.
O mecânico Everaldo Dias também contrapõe algumas opiniões de que a obra causa sofrimento. "Pelo contrário. Sofrimento a gente vivia quando nublava era um corre-corre, fechava minha oficina, colocava equipamento sobre mesas e ninguém dormia tranquilo. Hoje eu fico feliz ao ver esta obra e mais contente ainda ao saber que no próximo mês tem asfalto novinho bem aqui em frente de meu trabalho", comemora.
De acordo com o secretário municipal da Infraestrutura, Sérgio Ferrari, concluída a implantação da nova rede de drenagem, os serviços terão mais celeridade. "Sempre explicamos e tentamos sensibilizar os moradores de que a implantação da rede de drenagem exigia mais tempo e que depois a obra seguiria mais rápida e é justamente o que começa a acontecer. Caso não chova, começaremos já em fevereiro a pavimentação da Euclides Figueiredo", garante Ferrari.
Obra humaniza região
O projeto executivo desta obra, executada com recursos conveniados entre o Município e o Governo Federal, cria as condições necessárias para as pessoas usufruírem de serviços básicos, como saneamento e mobilidade, a partir da ampliação e complementação das redes de micro e macrodrenagem, acessibilidade, requalificação de 1,3km de pavimentação asfáltica da avenida e sinalização.