Prefeitura promove evento de concientização contra maus-tratos de animais

Meio Ambiente
19/01/2020 21h00

Por intermédio da Secretaria Municipal do Meio Ambiente, a Prefeitura de Aracaju promoveu, neste domingo, 19, no Parque Augusto Franco (Sementeira) mais uma edição do Amigo Animal, projeto de conscientização a cerca de maus-tratos a animais e de estímulo a adoção.

“O projeto tem como objetivo sensibilizar a população e chamar a atenção para que a causa da proteção animal seja de toda a sociedade”, explica o secretário de meio ambiente, Alan Lemos.

Para o coordenador do evento, Márcio Reis, essa foi uma das principais edições do projeto, que além da parceria de várias ONGs dedicadas a causa animal, contou com uma participação ativa da população.

“Hoje foi possível perceber que a população está mais sensibilizada pela causa da proteção animal, as pessoas apoiaram o evento, doaram rações, fizeram adoções e ainda pediram para que fossem realizados mais eventos como esse”, ressalta o coordenador do evento.

O evento contou com a participação de mais de 600 pessoas, as quais puderam fazer adoções, realizar os testes rápidos de leishmaniose e a vermifugação de animal, além de contribuir com a doação de rações para cães e gatos.

“É de fundamental importância eventos promovidos por órgãos públicos como esse, que tenham o objetivo de conscientizar a população sobre o bem-estar animal, assim como também sobre o tratamento da leishmaniose”, afirma Marcelo Almeida, participante do evento.

A quarta edição do projeto contou com a parceria de várias ONGs da causa animal. Entre as participantes estava a Unidade de Amparo Animal Tia Lívia. “Um evento como esse é essencial, porque ajuda a divulgar nossas ações e a contribuir com a alimentação dos nossos animais”, enfatiza Lívia Almeida, presidente da unidade de amparo.

Além de ONGs, o evento contou com a participação de membros da Comissão de Defesa dos Direitos dos Animais (CDDA) da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB/SE). “Decorrente ao número de casos que analisamos, a gente sabe que o abandono e os maus-tratos de animais ainda é muito presente na nossa cidade, com isso apoiamos e entendemos a importância de eventos como esse”, afirma Danielle Ferreira, presidente da CDDA.

De acordo com a Lei Municipal Nº 2380, de 14 de maio de 1996, abandono e crueldade contra animais é crime.

“Nesse evento, a Prefeitura de Aracaju tem a oportunidade de reunir diversas unidades protetoras de animais, como as ONGs, a OAB e protetores individuais que estão empenhados em fazer cumprir a lei de proteção animal e evitar os maus-tratos com animais”, destaca o secretário municipal do Meio Ambiente.