Em continuidade às ações voltadas ao Janeiro Branco e os cuidados relacionados à saúde mental, promovidas nos Centros de Atenção Psicossocial (Caps), a Prefeitura de Aracaju, por meio da Secretaria Municipal da Saúde (SMS), realizou nesta quarta-feira, 22, uma roda de conversa com os usuários do CAPS David Capistrano Filho, localizado no bairro Coroa do Meio. Também participaram da ação familiares dos usuários, profissionais do serviço e das áreas de psicologia e assistência social.
“O janeiro branco é um mês que fala muito do nosso trabalho, do cuidado com a saúde mental e a necessidade de olhar para esse tema de forma mais consciente. Entendemos a saúde como um conceito completo, não apenas a saúde física e biológica, mas a forma como você está no mundo, se relacionando com as pessoas. É o momento de falar da importância desse cuidado com a saúde emocional”, ressaltou a apoiadora institucional da Rede de Atenção Psicossocial (Reaps) da SMS, Mairla Protázio.
Atividades como esta têm o objetivo de envolver usuários e familiares para promover a prevenção, o diagnóstico e o tratamento dos principais problemas relacionados à saúde mental. “Fizemos o convite para todos os usuários, familiares e profissionais do serviço, e também os equipamentos que a gente tem na comunidade, para discutir e colocar em evidência a questão da saúde mental. É um momento também de ouvir os usuários, de ter um retorno deles sobre o serviço, uma boa troca de experiências sobre o que eles vivenciam”, declarou a coordenadora do Caps David Capistrano Filho, Elberlene Arimatéia Moura.
Antonio Aragão Lima é oficineiro no CAPS David Capistrano e sempre se dispõe a colaborar com intervenções que auxiliam e reforçam o trabalho cotidiano na unidade, além de ampliar o debate para a população. “A ideia surgiu como forma de também quebrar um tabu. Porque quando se fala em saúde mental, se associa ao louco, e não é sobre isso. Todos nós temos e precisamos cuidar da nossa saúde mental. A ideia foi de compartilhar esse tema ampliando o debate para a comunidade”, defendeu.
Usuária do CAPS, Mariana Santana Messias recebe acompanhamento psiquiátrico desde 2010 e considera que ações como esta se tornam espaços de interação e aprofundamento. A usuária entende que a saúde mental é um tema necessário e que deve ser amplamente discutido em sociedade.
“É muito produtivo, porque é uma oportunidade que a gente tem de aprofundar, adquirir conhecimento e até se encontrar. É uma oportunidade de trabalhar questões em nosso interior, que mesmo passando para alguém a gente não consegue sanar. E quando conseguimos ter uma devolutiva como essa, compreendemos melhor aquilo que está sendo passado. É um momento onde estamos interagindo e compartilhando, e a gente passa a compreender melhor o outro, criar forças para lidar com as nossas próprias limitações”, reconheceu Mariana Messias.
Confira as próximas ações:
Evento: Janeiro Branco: Pinte como você quiser
Data e horário: 28/01 às 9h
Local: Caps Liberdade
Público: Usuários do Caps
Evento: Sarau Branco
Data e horário: 28/01 às 14h
Local: Caps Ivone Lara
Público: Usuários e familiares do Caps
Evento: Vida em festa
Data e horário: 29/01 às 8h30
Local: Caps Jael Patrício
Público: Usuários do Caps
Evento: Cuidar da mente é cuidar da vida
Data e horário: 29/01 às 14h30
Local: Caps AD Vida
Público: Grupo de família do Caps
Evento: Janeiro Branco: I Seminário de Prevenção e Promoção da Saúde Mental do Cuidador.
Data e horário: 30/01 às 8h às 17h
Local: Faculdade Pio Décimo, Campus Jabotiana, Aracaju/Se
Público: Trabalhadores, residentes e estagiários da Rede de Atenção Psicossocial