No Soledade, Prefeitura reúne famílias para divulgar oferta de serviços públicos

Educação
23/01/2020 15h00

Para se construir uma Gestão Pública mais humana, é necessário estar cada vez mais próximo da população. Pensando nisso, a Prefeitura de Aracaju promoveu o primeiro Encontro de Famílias do Bairro Soledade, com o objetivo de apresentar à população todos os serviços ofertados pela Prefeitura na localidade. O encontro aconteceu na manhã desta quinta-feira, 23, na Escola Municipal de Ensino Fundamental (Emef) deputado Jaime Araújo.

A iniciativa envolveu as Secretarias Municipais da Educação (Semed), da Saúde (SMS) e da Assistência Social. No encontro, as famílias puderam tirar dúvidas sobre todos os serviços públicos prestados no bairro, como a oferta de vagas nas escolas municipais Deputado Jaime Araújo e Maria Givalda Silva Santos, e os atendimentos realizados no Centro de Referência da Assistência Social (Cras) Carlos Hardman e na Unidade Básica de Saúde (UBS), que leva o mesmo nome.

“Em relação à Educação, estamos orientando como é feita a matrícula online, documentações, qual o tipo de merenda que oferecemos na escola, sobre a Educação para alunos com necessidades especiais e também sobre a disponibilização de transporte para os estudantes que moram mais distante”, explicou o diretor da Emef Jaime Araújo, professor José Marques Vieira. Líderes comunitários e Organizações Não Governamentais (ONGs) também participaram do evento.

“Para a população, o Cras ainda está muito ligado somente ao Bolsa Família e o Programa de Erradicação do Trabalho Infantil. Então, muitos desconhecem os outros serviços que oferecemos, com foco em crianças, adolescentes e em idosos, por exemplo, que são nossos serviços de convivência e fortalecimento de vínculos. Esse evento tem como principal objetivo realizar essa divulgação e também fortalecer essa integração dos equipamentos da rede, para melhorar, também, os serviços prestados à população”, frisou a coordenadora do Cras, Ana Maria Freitas.

Para a aposentada Maria José Souza Santos, de 88 anos e que é conhecida na comunidade como ‘Dona Palia’, o evento exerceu um importante papel de conscientização para os moradores. “Eu sou usuária de todos os serviços públicos aqui do bairro e todos eles funcionam muito bem. Mas, infelizmente, nem todo mundo conhece e acaba não tem acesso a eles, por isso, esse evento é tão importante para esclarecer e tirar as dúvidas da população”, comentou a aposentada.