Prefeitura promove capacitação para gerentes da rede de Saúde da capital

Saúde
24/01/2020 17h01

Nesta sexta-feira, 24, a Prefeitura de Aracaju promoveu mais um módulo do curso para gerentes de toda a rede da Secretaria Municipal da Saúde (SMS). A iniciativa, resultado da parceria entre a Escola de Governo e Administração Pública de Aracaju (Esgap) e o Centro de Educação Permanente da Saúde (Ceps), objetiva capacitar os profissionais da rede no que compete às inovações aplicadas na Saúde de Aracaju, com foco no atendimento cada vez mais eficiente e humanizado.

De acordo com a coordenadora do Ceps, Jane Curbani, os módulos serão aplicados até o mês de maio e contemplam 70 gerentes, em duas turmas. A meta é realizar uma vez por ano essa atualização dos gerentes de toda a rede, de maneira a acompanhar as movimentações e mudanças que envolvem a saúde pública em Aracaju.

“Como a Prefeitura está investindo na questão da inovação e da criatividade na gestão pública, e também foi feito um grande investimento em inovação tecnológica, com o Prontuário Eletrônico, precisamos que os profissionais acompanhem essa inovação. Estamos trazendo conteúdos atualizados de administração pública, liderança, governança, de gestão de crise. Conteúdos da própria administração, como gestão de estoque, de insumos, gestão de pessoas e processos, gestão de tempo. A ideia é que a gente fortaleça esse gestor, para que ele, junto com esse movimento de inovação tecnológica consiga inovar a gestão nas unidades e nos serviços de saúde”, destacou Jane Curbani.

No primeiro módulo do curso, tratou-se de Liderança Transformacional e Técnicas para Inovação no Trabalho de Gerência; Ética na Atenção Primária à Saúde (APS); e Inventário de problemas éticos na APS. Neste segundo módulo foram tratados assuntos ligados à Vigilância Sanitária e Ambiental; Vigilância Epidemiológica; e Controle Social.  

Melhoria nos fluxos
Neste segundo módulo, os conteúdos em questão envolveram a Vigilância Epidemiológica. A coordenadora da REPVAS/IST/AIDS/HIV, Débora Oliveira, ressaltou a importância dos fluxos na linha de cuidado.

“Nesse módulo, nós estamos passando para eles todos os fluxos das nossas áreas técnicas, que fazem parte do processo de trabalho desses gerentes, e de que forma esses fluxos fazem interface. Estamos passando toda a linha de cuidado desde a atenção básica para a rede especializada e onde está o papel do gerente nesse fluxo. Não só da parte técnica, porque temos os profissionais de saúde, mas deles terem esse entendimento e saberem passar para o usuário todas as informações necessárias para que o fluxo aconteça”, explicou.

Jeferson Brasil é gerente da UBS Porto Dantas e salientou da importância dessas atualizações para o bom andamento da gestão e da oferta do serviço na rede. “É preciso sempre estar atualizado com relação a novos protocolos, novas diretrizes, fluxos relacionados à assistência. Da mesma forma, é muito positiva essa ponte entre a unidade e a gestão para que tudo ocorra bem no trabalho. Como tudo é muito corrido e com muitas demandas, ter essa agilidade de saber exatamente o que fazer e como encaminhar, facilita no andamento da rotina da unidade e também na qualidade da assistência ao usuário”, avaliou.

“Os cursos são importantes porque nos ajudam a ter uma vivência diferenciada. Como a saúde é um tema amplo e de grande relevância, o saber nunca é demais. Isso nos ajudar a clarear as ideias, acompanhar as inovações e permite uma melhor qualidade no serviço, tudo para oferecer um atendimento mais humano aos usuários”, reconheceu a gerente da UBS Anália Pina, Franscilene Bezerra.