Prefeitura oferta mais uma capacitação para os conselheiros tutelares de Aracaju

Assistência Social e Cidadania
27/01/2020 16h10

Com o objetivo de sistematizar as informações sobre os atendimentos prestados às crianças e adolescentes na capital sergipana, a Prefeitura de Aracaju iniciou nesta segunda-feira, 27, o curso sobre o Sistema de Informatização para Infância e Adolescência (Sipia) para os novos conselheiros tutelares e suplentes eleitos para o mandato de 2020 a 2024.

Desenvolvida pela Coordenadoria da Gestão do Trabalho e Educação Permanente, da  Secretaria Municipal da Assistência Social, a capacitação é fruto de uma parceria com o Governo do Estado de Sergipe, através da Coordenação Estadual do Sipia, do Conselho Estadual dos Direitos da Criança e do Adolescente (CEDCA) e do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA).

De acordo com a secretária municipal da Assistência Social de Aracaju, Simone Passos, a nova ferramenta de trabalho possibilitará o aperfeiçoamento na qualidade do trabalho desenvolvido pelos conselheiros.

“Em novembro do ano passado, os conselheiros tutelares e os suplentes já passaram por uma formação e hoje, mais uma vez, a secretaria vem cumprindo o compromisso do cronograma de capacitações. Entendemos a importância de aderir ao sistema porque ele nos dá subsídios para avaliar a qualidade do atendimento oferecido aos meninos e meninas que tiveram os seus direitos violados, assim como identificar as deficiências para pensarmos em estratégias para melhorar a qualidade do trabalho desses profissionais. A cada nova capacitação realizada, aprimora-se o conhecimento deles e, por consequência, o fazer profissional de cada um”, salientou.

A formação acontecerá durante cinco dias, até a próxima sexta-feira, 31, com carga horária de 40 horas. Cerca de 60 conselheiros tutelares e suplentes estão divididos em três turmas e serão certificados ao final do. De acordo com a Coordenadora de Gestão do Trabalho e Educação Permanente da Assistência Social, Maria do Socorro Lobato, todas as informações cadastradas na plataforma estarão dentro de uma rede de garantia de direitos e todos os órgãos vinculados poderão ter acesso aos dados.

“Outros órgãos que atuam em defesa dos direitos das crianças e adolescentes em Aracaju poderão ter acesso às informações e acompanhar o trabalho desenvolvido pelos conselheiros. É mais uma formação que dará condições técnicas para aprimorar o fazer profissional de todos eles para que, ao atenderem qualquer ocorrência, possam registrar o atendimento no sistema único que armazena todas as informações necessárias. Dessa forma, daremos todo o suporte necessário às equipes dos colegiados e o município terá condições de ter acesso a um banco de dados sobre informações de crianças e adolescentes vítimas de violência”, explicou.

O Sipia é um sistema de registro e tratamento de informações com abrangência nacional criado para subsidiar a adoção de decisões governamentais nas políticas para crianças e adolescentes, garantindo-lhes acesso à cidadania. A plataforma consta no marco regulatório 170/2014 do Conselho Nacional dos Direitos da Criança e do Adolescente (Conanda), que determina o uso da ferramenta.

Para a conselheira tutelar Jucélia Paixão, do 2º distrito eleitoral, o Sipia agregará ao seu exercício profissional no dia a dia. “Qualquer curso que venha a somar com o desenvolvimento do nosso trabalho é fundamental. Com mais essa nova ferramenta de trabalho, vou ter uma visão mais ampla e segura sobre a quantidade de atendimentos e encaminhamentos realizados”, contou.

O conselheiro tutelar Álvaro Correia, do 3º distrito eleitoral, disse que o sistema também auxilia na automatização de documentos. “Além de fortalecer a atuação do conselheiro tutelar, o Sipia colabora com o desenvolvimento do nosso trabalho. As ocorrências, antes registradas em papéis, agora vão ser colocadas na nova plataforma digital”, observou.