Prefeitura investe em tecnologia na rede municipal de Saúde para requalificar atendimentos

Saúde
29/01/2020 13h05
Início > Notícias > Prefeitura investe em tecnologia na rede municipal de Saúde para requalificar atendimentos

Para modernizar e agilizar o atendimento à população, a Prefeitura de Aracaju, por meio das secretarias municipais da Saúde (SMS) e do Planejamento, Orçamento e Gestão (Seplog), está implantando, gradativamente, cabeamento de fibra óptica em toda a Rede de Saúde da capital. A ação objetiva melhorar o acesso aos sistemas integrados e o atendimento aos usuários.

A fibra óptica é uma das principais inovações tecnológicas dos últimos anos. Ela é revestida por um material que não sofre interferências de ondas eletromagnéticas de outras redes, chegando sem nenhum obstáculo e tornando um importante recurso para qualquer meio de comunicação atual, principalmente para o acesso de sistemas existentes na Saúde.

O coordenador da Tecnologia da Informação (TI) da SMS, Adson Gomes, explica que a instalação de fibra óptica nos prédios da SMS é uma grande conquista para toda a população, pois as Unidades Básicas de Saúde (UBS) terão mais agilidade para acessar os serviços, uma vez que o sinal terá maior estabilidade.

“O objetivo da instalação de fibra ótica é evitar os problemas ocasionados pela baixa velocidade de transmissão de dados, que provocava travamento, lentidão e quedas de sistemas. Com essa maior estabilidade, a consequência é justamente uma melhoria na qualidade do atendimento dado aos usuários dos serviços da saúde”, enfatizou.

Ainda segundo Adson, a instalação da fibra óptica é necessária para que a SMS possa dar andamento aos novos projetos que estão por vir e que vão demandar ainda mais de velocidade e da alta disponibilidade da rede.

“Temos o Prontuário Eletrônico, que já nos demanda um sinal de rede mais estável, e precisamos deixar tudo preparado para próxima fase dessa evolução do Sistema Único de Saúde, que é quando o usuário passará a ter a possibilidade de marcar e acompanhar seus exames de consultas de maneira totalmente on-line”, reforçou.