Prefeitura inicia Jornada de Planejamento Pedagógico da Educação Infantil

Educação
27/01/2020 16h20

A Educação Infantil da rede municipal de Aracaju tem se destacado, a cada ano, pela qualidade do ensino ofertado às mais de 8 mil estudantes matriculados nesta modalidade. E pensando no ano letivo de 2020, previsto para iniciar em março, a Prefeitura Municipal iniciou nesta segunda-feira, 27, a Jornada de Planejamento Pedagógico da Educação Infantil. Com o tema “Construção de saberes e avaliação por meio de múltiplas linguagens”, o evento conta com a participação de 340 professores e segue até a próxima quarta-feira dia 29.

O encontro, que acontece no auditório Antônio Vieira, no bairro Siqueira Campos, conta com vivências, palestras, oficinas e minicursos. A Jornada tem como público-alvo docentes, gestores e suportes pedagógicos e tem como objetivo subsidiar o planejamento escolar, a partir da análise de dados diagnósticos sistematizados e da reflexão sobre práticas pedagógicas que propiciem experiências significativas para bebês e crianças. Para tanto, propõe em sua programação vivências lúdicas, palestras e minicursos.

“Se existe algo para nos orgulharmos, enquanto Secretaria da Educação, é a evolução da Educação Infantil. Esta é a mais importante etapa do processo ensino-aprendizagem, pois quando uma criança não recebe uma boa formação neste período da infância, terá muita dificuldade para recuperar. Este planejamento que estamos iniciando hoje nos ajudará a compor nossas rotinas pedagógicas e tivemos uma excelente adesão dos professores”, destaca a secretária municipal da Educação, Maria Cecília Leite.

Um dos pontos abordados no encontro é a inclusão do Currículo de Sergipe e dos Cadernos Pedagógicos da rede municipal de ensino, e também as discussões acerca dos eixos temáticos da Base Nacional Comum Curricular (BNCC). No primeiro dia do evento, também houve uma palestra com a professora Tacyana Karla Gomes, da Universidade Federal de Sergipe (UFS), sobre documentos pedagógicos. A Jornada Pedagógica é organizada pela Coordenadoria de Educação Infantil (Coeinf), da Secretaria Municipal da Educação (Semed).

“Na Educação infantil, a gente foca no planejamento, nas propostas de avaliação e acompanhamento do desenvolvimento das crianças. Hoje, vamos apresentar o resultado das Plenarinhas, que é o diagnóstico dos indicadores de qualidade, que foram respondidos por cada unidade de ensino, envolvendo professores, gestores, as famílias e também as crianças, que são sujeitos e também têm voz. Nós intensificamos a discussão dessa perspectiva pedagógica, da identidade da Educação Infantil, sobre o que precisamos proporcionar a essas crianças na primeira infância e inserimos as interações e as brincadeiras, pois, brincando, elas aprendem sobre tudo que existe no mundo. Com este planejamento, buscamos com que todos os profissionais saiam daqui aptos a implementar tudo isso no cotidiano em 2020”, explica a coordenadora da Coeinf, Núbia Lira.

A coordenadora pedagógica da Escola Municipal de Ensino Fundamental (Emef) Papa João Paulo II, unidade que também oferta Educação Infantil, sente-se privilegiada em poder participar do encontro. “É muito gratificante ter essa oportunidade e percebemos a sensibilidade da Semed em nos proporcionar estes momentos, pois precisamos ter essa vivência para, quando as crianças chegarem, estarmos preparados. O planejamento é a base de tudo e, assim, vamos poder seguir produzindo bons frutos em 2020. A Prefeitura de Aracaju está dando valor para essa área da educação que é tão importante para os nossos alunos”, comenta a coordenadora Flávia.

A professora Aline de Carvalho Santos, que atua na Escola Municipal de Educação Infantil (Emei) José Garcez Vieira, conta que as atividades contribuirão para a construção das rotinas pedagógicas em sala de aula. “Esta é a primeira Jornada de Planejamento que participo e tenho certeza que agregará muito conhecimento. O professor sempre precisa se capacitar, se renovar, resgatar seus valores culturais e sociais. Acredito que, com este apoio da Semed, no próximo ano letivo estaremos mais preparados para novas ideias, novos pensamentos e a nossa prática pedagógica será de forma harmoniosa e equilibrada”, disse.