Prefeitura reúne equipes do Cadastro Único e avalia desempenho

Assistência Social e Cidadania
28/01/2020 17h02

Na tarde desta terça-feira, 24, a Coordenadoria de Benefícios Assistenciais e Transferência de Renda, da Secretaria Municipal da Assistência Social de Aracaju, reuniu, no auditório do prédio da Estação Cidadania, no Centro, equipes que realizam a inscrição de aracajuanos no Cadastro Único, ferramenta que dá acesso aos benefícios dos programas sociais do governo federal.

O encontrou objetivou avaliar o serviço realizado ao longo de 2019, reconhecer o trabalho desenvolvido pelos profissionais e identificar pontos a serem melhorados para qualificar o atendimento à população aracajuana.

De acordo com a coordenadora de Benefícios Assistenciais e Transferência de Renda, Yolanda de Oliveira, projetos desenvolvidos no departamento, como os atendimentos descentralizados em pontos da capital, cadastros itinerantes e ações em parceria com a Saúde e Educação foram essenciais para que a equipe obtivesse bons resultados.

“Esse momento é de suma importância porque conseguimos fazer uma avaliação de tudo o que foi executado em 2019, para que possamos criar novas perspectivas de gestão para 2020. A cada ano, percebemos um crescimento nos números da gestão do Cadastro Único no município de Aracaju com diversas ações realizadas, o que interferiu, de maneira positiva, nos nossos resultados. Aproveitamos a oportunidade para também reconhecer alguns profissionais que obtiveram um desempenho satisfatório na qualidade do atendimento”, salientou.

O Índice de Gestão Descentralizada (IGD), indicador desenvolvido pelo Ministério da Cidadania que mostra a qualidade da gestão local, tanto do Programa Bolsa Família (PBF) e do Cadastro Único, reflete o compromisso assumido pelo município de Aracaju. No início do atual gestão, o IGD era de 0, 67%, considerado médio. No final do ano do ano passado, o índice subiu para 0,85%, considerado na média nacional como muito bom. Os números são medidos através de atualizações cadastrais do CadÚnico e do acompanhamento das condicionalidades nas áreas da educação e saúde.

Cerca de 50 profissionais, entre coordenadores de Centros de Referência da Assistência Social (Cras) e operadores do CadÚnico participaram da avaliação de desempenho. O técnico de referência Caio Gabriel Conceição, realiza o atendimento no Cras Pedro Averan, situado no bairro Industrial, há três anos. Em 2018, enquanto profissional, ele obteve o melhor desempenho. Para Caio, a avaliação auxilia e interfere na qualidade do atendimento.

“É muito bom porque incentiva outros profissionais que não alcançaram um bom resultado a melhorar no ano seguinte e, para quem se destacou, melhorar ainda mais. Isso colabora para o desenvolvimento da equipe de trabalho nos Cras, para a gestão e para os próprios usuários. Quanto mais estivermos engajados com o nosso trabalho, melhores serão os atendimentos”, explicou.

Para a técnica de referência Viviane Cunha, do Cras Carlos Fernandes de Melo, localizado no bairro Lamarão, não é diferente. “Já participei de outras avaliações e esses encontros são importantes para que possamos avaliar a qualidade do nosso atendimento e identificar os pontos que podem ser melhorados. Com esse acompanhamento, conseguimos qualificar o nosso atendimento uma maior adesão dos cidadãos aos benefícios”, concordou.

Ao final, a Coordenadoria de Benefícios Assistenciais e Transferência de Renda realizou a premiação de profissionais que obtiveram destaque na qualidade do atendimento com uma premiação simbólica, para reconhecer os trabalhos desenvolvidos e incentivar outros operadores a alcançar bons resultados.

Algumas ações desenvolvidas pela Coordenadoria de Benefícios Assistenciais e Transferência de Renda da Assistência Social de Aracaju, departamento responsável pelo gerenciamento do Cadastro Único contribuíram para um maior alcance no número de atendimentos no município.

Atendimento descentralizado

Todos os 16 Cras e o Centro Especializado para Pessoas em Situação de Rua (Centro POP) de Aracaju, realizam o Cadastro Único normalmente. Além desses espaços, o atendimento é realizado em dois pontos da capital: na Unidade Básica de Saúde Santa Terezinha, na Zona de Expansão, todas às quintas-feiras, de 8h às 12h, e no Centro de Criatividade, no bairro Getúlio Vargas, também às quintas-feiras, de 14h as 17h. Por estar localizado em uma região central, o ponto de atendimento funciona como estratégia para àqueles que, por algum motivo, não conseguem se deslocar ou se locomover, facilitando assim, a inclusão de mais cidadãos nos programas sociais.

Cadastro Itinerante

Desde 2017, a equipe realiza ações de sensibilização sobre a importância do Cadastro Único em diversos pontos na capital. Neste ano, o Cadastro Itinerante está sendo realizado em centros religiosos de matrizes africanas do município. Devido ao reduzido número de pessoas que não se auto declaravam como pertencentes de religiões como Umbanda e Candomblé no momento da inscrição no CadÚnico, a falta dessa informação impossibilitava a identificação desse público para o desenvolvimento de políticas públicas. Com o mutirão, cerca de 135 famílias já foram sinalizadas na ferramenta.

Comitê Intersetorial

A gestão do Cadastro Único e Bolsa Família é compartilhada entre as secretarias municipais da Assistência Social, Saúde e Educação, através do Comitê Intersetorial, que monitoram as condicionalidades exigidas para a manutenção do benefício para os usuários, como a frequência escolar dos alunos, a vacinação completa e o acompanhamento pré-natal de beneficiários dos programas.

Pesquisa de Satisfação

A pesquisa de satisfação é realizada por estagiários do departamento que fazem ligações telefônicas para o cidadão inscrito no Cadastro Único para obter informações sobre a qualidade do atendimento do operador. Cerca de 450 pessoas participaram da pesquisa de satisfação em 2019, um diferencial que contribui para a qualidade do serviço prestado à população.