Tudo pronto para a volta do Projeto Verão, neste sábado e domingo, dias 1 e 2

Agência Aracaju de Notícias
01/02/2020 12h30

Após cinco anos, a Prefeitura de Aracaju retoma a realização do Projeto Verão. Na estação mais acalorada do ano, o evento vai refrescar a memória de quem pôde acompanhar as edições passadas e vai mostrar, a quem vai curtir pela primeira vez, a importância desse evento.
 
Neste sábado, 1º, e domingo, 2, a Orla da Atalaia vai receber artistas locais e nacionais, no tradicional espaço montado na Passarela do Caranguejo. A festa conta com o patrocínio do Ministério do Turismo. 

Toda a estrutura e organização já estão prontas para logo mais à noite, quando o evento vai receber, a partir das 21h, The Baggios, Cordel do Fogo Encantado, Paralamas do Sucesso e a banda Reação. No segundo dia, subirão ao palco, também a partir das 21h, Siba Veloso, Diogo Nogueira, Ira e, para fechar, Babado Novo. 

De acordo com o presidente da Fundação Cultural Cidade de Aracaju (Funcaju), Luciano Correia, o retorno da festa, além de atender aos pedidos de um público saudoso, aquece o turismo e, consequentemente, movimenta a economia na capital sergipana.
 
“Só vem a agregar à movimentação que já existe durante a alta estação. Foi preparada uma programação riquíssima, diversificada, para diversas faixas etárias, diversos públicos porque a intenção é celebrar, unir pessoas porque é uma festa para todos e todas”, ressalta. 

Para receber os artistas e o grande público esperado, foi montada uma logística que contempla os serviços de apoio à saúde, acessibilidade e limpeza, e, para isso, também estão resguardadas a organização do trânsito e a segurança no evento e em seu entorno. 

Toda a vistoria foi concluída na manhã deste sábado, 1°.

“Desde 2017, mudamos a forma de fazer a vistoria. Se antes só era feita no dia do evento, no máximo, no dia anterior, desse ano para cá, fazemos a vistoria desde o momento em que o material chega. Para o Projeto Verão 2020 são, basicamente, quatro estruturas: os dois palcos, o Camarote da Acessibilidade e os camarins dos artistas. Cada mínimo detalhe foi observado, seguindo as normas de segurança e as determinações do Corpo de Bombeiros", explica o coordenador da Defesa Civil de Aracaju, major Silvio Prado
 
Segundo o major Silvio, a estrutura dos palcos, por exemplo, vai contar com uma carga menor de peso, já que não terá o camarote central, como no Réveillon. "No mais, tudo está dentro dos padrões estabelecidos e, temos certeza, o retorno da festa vai agradar o público”, pontua. 

Segurança
A Guarda Municipal de Aracaju (GMA) estará com 160 guardiões espalhados pela área do evento. Além disso, motocicletas intensificarão o patrulhamento nos terminais. Haverá também a unidade móvel de videomonitoramento, que tem uma câmera de longo alcance, 360°, e dois drones que auxiliarão na transmissão de imagens aéreas.

A festa contará, ainda, com o apoio da Polícia Militar do Estado (PM/SE), que vai atuar das 7h às 23h, com 60 policiais, e das 22h às 4h, com 130 policiais, ou seja, haverá uma sobreposição e, durante uma hora, serão 190 policiais atuando. 

Trânsito
A Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito (SMTT) montou uma operação especial de trabalho. O trecho da avenida Santos Dumont que compreende a Passarela do Caranguejo (do antigo hotel Parque dos Coqueiros ao posto do Corpo de Bombeiros) será bloqueado no sentido Sul/Norte a partir das 5h do sábado.
 
A interdição do tráfego neste ponto da via seguirá até o final do Projeto Verão, na madrugada de domingo para segunda-feira, 3. O trânsito será desviado para a rua Dep. Clóvis Rollemberg. 

Já o sentido oposto, Norte/Sul, será bloqueado às 16h do sábado e do domingo. A partir desse horário, os condutores serão desviados para a rua Bráulio Costa que, temporariamente, será mão inversa para o acesso à rua Niceu Dantas. Também não será permitido o estacionamento em ambos os lados da rua Bráulio Costa.

Foram escalados cerca de 30 agentes de trânsito para trabalhar na operação, contando com suporte de veículos, equipamentos de comunicação e a retaguarda da Central de Monitoramento. 

Apenas uma linha do transporte público será afetada na região neste fim de semana: a 600 CP1- Circular Praias 01. Os ônibus que fazem este itinerário serão desviados para a avenida Melício Machado logo na saída do Terminal de Integração da Zona Sul, a partir das 16h do sábado e do domingo. 

Haverá dois pontos de táxis para atender ao público do evento: um na avenida Santos Dumont, próximo à esquina da rua Bráulio Costa; e o outro, que já é fixo, na avenida Rotary. 
 

Confira a programação completa da festa:

1º de fevereiro

21h - The Baggios
 
22h30 - Cordel do Fogo Encantado
 
00h - Paralamas do Sucesso
 
1h30 - Reação
 
 
2 de fevereiro
 
21h - Siba
 
22h30 - Diogo Nogueira
 
00h - Ira
 
1h30 - Babado Novo