Camarote da Acessibilidade garante inclusão de Pessoas com Deficiência no Projeto Verão

Assistência Social e Cidadania
01/02/2020 23h48

Na primeira noite de shows do Projeto Verão, a Prefeitura de Aracaju, através da Secretaria Municipal da Assistência Social, garantiu a inclusão e comodidade de pessoas com deficiência e mobilidade reduzida no Camarote da Acessibilidade. O espaço exclusivo e adaptado às normas da Lei Brasileira de Inclusão (LBI) e da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) recebeu o público de diversos pontos da capital em uma área privilegiada, na Passarela do Caranguejo, na Orla da Atalaia.

De acordo com a secretária da Assistência Social de Aracaju, Simone Passos, o espaço representa o respeito e a reafirmação do compromisso da atual administração na inclusão dessas pessoas com deficiência e/ou mobilidade reduzida aos eventos promovidos para todos os cidadãos aracajuanos.

“Sabemos que muitas dessas pessoas ainda enfrentam limitações para conseguir acessar os lugares, e a secretaria vem para proporcionar o direito ao lazer e à cultura com alegria, segurança e conforto não só para pessoas com deficiência e mobilidade reduzida, como para seus acompanhantes para que possam curtir as atrações da noite. Estamos todos felizes com o retorno do Projeto Verão, uma festa multicultural e, sobretudo, inclusiva”, destacou.  

O espaço conta com rampa de acesso, piso emborrachado na entrada, banheiros químicos adaptados, guarda-corpo mais baixo, segurança exclusiva e uma equipe de suporte para prestar todo apoio necessário do início ao fim da festa. Nesta edição, o Camarote da Acessibilidade tem capacidade para receber 80 pessoas.

Segundo a coordenadora de Políticas Públicas para Pessoas com Deficiência da Assistência Social de Aracaju, Edlaine Sena, a partir de 2020, os eventos promovidos pela Prefeitura contarão com a estrutura do Camarote da Acessibilidade. A iniciativa foi articulada com outros órgãos da gestão municipal como a Fundação Cultural Cidade de Aracaju (Funcaju), Secretaria de Planejamento, Orçamento e Gestão (Seplog), Secretaria da Assistência Social de Aracaju e do Conselho Municipal de Defesa dos Direitos da Pessoa com Deficiência.

“Através das parcerias, ampliamos o atendimento dessas pessoas. A partir deste ano, contaremos com o Camarote da Acessibilidade nos eventos municipais. Precisamos garantir, cada vez mais, o acesso de pessoas com deficiência ou mobilidade reduzida nos espaços públicos nas condições necessárias. É um trabalho em conjunto em prol desses cidadãos para que possamos promover a inclusão de forma mais qualificada possível”, contou.

Acompanhada pelos dois filhos, a dona de casa Luzimara Batista, 35, prestigiou a noite de shows com muita animação. Ela faz parte da Companhia de Dança Loucurarte, composto apenas por cadeirantes em Nossa Senhora do Socorro. Para ela, ter um espaço acessível é fundamental. "É muito gratificante poder participar dessa festa em um espaço adaptado com conforto e tranquilidade ao lado da minha família. Já participei do camarote no Forró Caju, e agora, pela primeira vez, no Projeto Verão. A acessibilidade é muito importante porque estimula não só eu, como outras pessoas com deficiência, a saírem de casa para se divertir com segurança", observou.

O estudante Gidenal Alves, 29, possui paralisia muscular nas pernas. Ele aproveitou a festa acompanhado dos seus amigos. "Venho percebendo a preocupação da Prefeitura na inclusão de pessoas como eu nos eventos públicos e acho isso muito importante. As pessoas com deficiência têm direito ao lazer como qualquer outro cidadão comum. Já tive a oportunidade de ir a outros shows no Camarote da Acessibilidade e espaços como esse permite que desfrutemos de shows bacanas. A cadeira de rodas nunca foi empecilho para mim, sempre que posso, participo, porque já sei que tenho o meu lugar garantido", salientou.

O seu amigo, André Moreira, 28, também falou sobre a importância do camarote. "Acompanho ele em quase todas as festas da cidade e ter um camarote exclusivo para eles é muito bom porque nós também acabamos mais à vontade e podemos nos divertir ainda mais", contou.
 
Como ter acesso

Para ter acesso ao Camarote da Acessibilidade é necessária a apresentação de documento comprobatório de identificação. Para as pessoas com deficiência será solicitada a carteirinha de eventos. Para a pessoa idosa, qualquer documento de identificação (RG, Carteira de Trabalho, CNH, etc.) Cada pessoa com deficiência ou mobilidade reduzida terá direito a um acompanhante, conforme garantido pelas Leis nº 13.146/14 Estatuto da Pessoa com Deficiência e nº 10.741/16 do Estatuto do Idoso.