Retomada do Projeto Verão movimentou diversos segmentos econômicos na capital

Agência Aracaju de Notícias
03/02/2020 17h50

Após um hiato de seis anos, a Prefeitura de Aracaju, com patrocínio do Ministério do Turismo, retomou, neste ano, o Projeto Verão, evento realizado no primeiro final de semana deste mês. Para além da diversidade musical, a gestão municipal inovou e desenvolveu, durante os dois dias da festa, a Arena Criativa, espaço voltado ao fomento da economia da cultura e ao incentivo da prática esportiva.

Assim, nas semanas que antecederam e nos dias do Projeto Verão 2020, além de toda a cadeia produtiva do turismo local, que envolve, bares, restaurantes, hoteis e pousadas, outros setores da economia foram mobilizados em decorrência da retomada do mais importante evento dessa estação, na capital sergipana.

Para garantir o sucesso do evento, a Prefeitura agiu de forma planejada e proporcionou comodidade e segurança já características da festa, realizada no sábado e domingo – dias 1 e 2 -, na Passarela do Caranguejo, nas areias da Orla da Atalaia.

“Retomamos em grande estilo. O Projeto Verão é arte, diversão e geração de emprego e renda. Foi um momento muito importante para movimentar a nossa cultura, para fazer a alegria das pessoas. O projeto tem como característica principal a diversidade de ritmos, sons e cores. A Arena Criativa foi uma iniciativa maravilhosa com a ideia da economia criativa, as feirinhas, com os games, o hip hop”, afirmou o prefeito Edvaldo Nogueira, ao avaliar o sucesso do evento.

Arena Criativa e Camarote da Acessibilidade
A Arena Criativa foi uma das inovações mais inteligentes que surpreenderam o público, paralelamente à realização do Projeto Verão 2020. A programação teve início com as atividades da tenda E-Serigy Games, uma homenagem ao mercado de jogos, crescente em Sergipe.

A Escola de Arte Valdice Teles também participou da programação e ofertou oficina de forró e aulas de dança. O espaço focou na economia criativa, uma vez que ofereceu uma programação com feiras locais que trabalham seguindo esta lógica, como Feirinha da Gambiarra, Feirinha Panapanã, Love Land, Feirinha da Quebrada e a Feira de Cordel.

O presidente da Fundação Cultural Cidade de Aracaju (Funcaju), Luciano Correia, destacou o alinhamento da Prefeitura de Aracaju com as atividades artísticas, dentro da lógica da economia criativa.

“É algo que mostra não só o espetáculo, mas a inserção dentro de lógicas comerciais de gerar emprego e renda. Então, é através de iniciativas criativas como essa que vai se movimentar as cadeias produtivas relacionadas com esse segmento. Aqui está sendo pensada a cultura e a festa, mas está sendo pensado também a economia e os benefícios gerais”, frisa o presidente da Funcaju.

Outro compromisso da Prefeitura de Aracaju foi com a Acessibilidade. Nas duas noites de shows do Projeto Verão, a Prefeitura de Aracaju, por meio da Secretaria Municipal da Assistência Social, garantiu a inclusão e comodidade de pessoas com deficiência e mobilidade reduzida no Camarote da Acessibilidade. O espaço exclusivo e adaptado segundo as regras da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) recebeu o público de diversos pontos da capital em uma área privilegiada.

Segundo a secretária da Assistência Social de Aracaju, Simone Passos, o espaço representa o respeito e a reafirmação do compromisso da atual administração na inclusão dessas pessoas com deficiência e/ou mobilidade reduzida aos eventos promovidos para todos os cidadãos aracajuanos.

“Sabemos que muitas dessas pessoas ainda enfrentam limitações para conseguir acessar os lugares, e a secretaria vem para proporcionar o direito ao lazer e à cultura com alegria, segurança e conforto não só para pessoas com deficiência e mobilidade reduzida, como para seus acompanhantes para que possam curtir as atrações da noite”, afirma.

Segurança durante o evento
Uma das principais preocupações da Prefeitura de Aracaju foi com a segurança dos milhares de aracajuanos e turistas que prestigiaram a festa. Assim, a Guarda Municipal de Aracaju (GMA) desenvolveu estratégias de segurança integrada a outros órgãos. Além do patrulhamento preventivo e ostensivo, na arena de eventos, também houve a intensificação da operação Terminal Seguro, especialmente no terminal da Atalaia.

Durante os dois dias de programação, 160 guardiões fizeram parte do esquema de segurança. Foram utilizados equipamentos que facilitam a identificação de ocorrências ou suspeitos, como é o caso dos postos elevados e equipamentos que integram o videomonitoramento.

"A base móvel de videomonitoramento da Guarda Municipal foi instalada na área do evento desde o início do sábado, 1º, e permaneceu em operação até o encerramento da programação. Com auxílio de câmeras de alta resolução, foi possível monitorar uma grande extensão do espaço, proporcionando uma atuação rápida e efetiva", detalha o secretário da Defesa Social e da Cidadania, Luís Fernando Almeida.

As ações da GMA agradaram aos turistas que se sentiram mais seguros para aproveitar a festa. "A segurança está de parabéns. Desde a minha chegada na Orla, vim caminhando até o local onde ficam os palcos em total segurança. Muitas viaturas, motos e guardas municipais e policiais a pé. Eu me senti muito segura", avaliou a professora Gisele Cruz que prestigiou o segundo dia de festa.

Atendimento médico, prevenção e vigilância
Nos dois dias de festa, a Prefeitura de Aracaju, através da Secretaria Municipal da Saúde, estruturou um posto médico móvel para garantir assistência aos foliões que necessitassem de atendimento médico. O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência – SAMU também deu suporte ao evento, com duas bases móveis (básica e avançada) além dos hospitais Fernando Franco e Nestor Piva, que ficaram de retaguarda para possíveis transferências.

Na primeira noite da festa (1) foram realizados 11 atendimentos, envolvendo sintomas como queixa ortopédica, ingestão de corpo estranho (criança) e ingestão de bebida alcoólica. Três pacientes foram encaminhados para o Hospital Fernando Franco.

Durante as duas noites do Projeto Verão, a Secretaria Municipal da Saúde realizou ações de prevenção ao distribuir milhares de preservativos e gel lubrificante aos foliões. A ação foi feita pela Rede de Atenção de Vigilância epidemiológica e Atenção à Saúde, por meio do Programa Municipal de Combate à IST/Aids, que conscientizou e orientou o público.

Diante da comercialização de alimentos e bebidas, algo que movimentou a economia local, a Rede de Vigilância Sanitária (Revisa) da SMS atuou em toda extensão da festa, fiscalizando ambulantes e vendedores acerca da forma correta de acondicionar os alimentos, as bebidas, o gelo, questões relacionadas à higiene, tudo a fim de garantir a saúde aos participantes da festa.

Incentivo à prática do esporte
Com um aproveitamento de público satisfatório, os esportes disponibilizados para o público na programação da Arena Criativa também marcaram o final de semana. Das modalidades já conhecidas e clássicas, como futebol, vôlei, patinação, surf, aos exercícios que vêm ganhando mais destaque no estado recentemente como o wrestling e o beach tennis, o acesso contou com atletas regionais e turistas nos dias de evento.

“É importante pra gente fortalecer e aumentar o espaço do esporte na capital. Há uma conscientização sobre como essas atividades podem atingir cada um, transformando saúde física e mental”, atesta a coordenadora de alto rendimento da Sejesp, Larissa Barata.

Kaila Samara tem apenas 16 anos, sabe da importância dos esportes e já projeta para participar de outras edições do Projeto Verão. “Acho legal como as pessoas podem conhecer mais dos esportes. Quero muito que o projeto aconteça outras vezes para continuar participando”, afirmou.