Segurança do Paciente é tema de capacitação dos fiscais da Vigilância Sanitária de Aracaju

Saúde
04/02/2020 17h10

Nesta terça-feira, 4, fiscais da Vigilância Sanitária de Aracaju participaram de uma capacitação sobre “Segurança do Paciente”, tema com legislação específica conforme a Portaria nº 529, de 1º de abril de 2013, que institui o Programa Nacional de Segurança do Paciente (PNSP), cujo objetivo geral é contribuir para a qualificação do cuidado em saúde em todos os estabelecimentos de saúde do território nacional. A capacitação aconteceu no auditório da Secretaria Municipal da Saúde.

"Estamos abordando esse tema focando em todas as áreas, seja hospitalar, clínica, odontológica, farmacêutica, de alimentos. Todas as áreas que atuamos como fiscalizadores. A proposta é realizar regularmente capacitações como esta, sempre trazendo temas trabalhados na prática e questões novas na Vigilância Sanitária. A segurança do paciente é algo que, em alguns serviços, está em processo de implantação. Por conta disso, nos preocupamos em trabalhar essa temática, para realizar fiscalização voltada mais especificamente para a segurança do paciente”, afirmou a coordenadora da Rede de Vigilância Sanitária e Ambiental (Revisa) da SMS, Denilda Caldas de Santana.

A enfermeira da Revisa, Elen Cristiane Mendonça, que também atua no Núcleo Estadual de Controle de Infecção Hospitalar, foi a facilitadora da capacitação e apresentou as legislações pertinentes à segurança do paciente, do Programa Nacional de Segurança do Paciente.

"Tudo isso para que o fiscal possa acompanhar os processos dentro do serviço de saúde, sabendo os protocolos mínimos que nós temos que acompanhar, como identificação do paciente, higienização das mãos, cirurgia segura. São alguns dos protocolos mínimos para cobrar dentro de um serviço de saúde", salientou a enfermeira.

PNSP

Entre os objetivos do Programa Nacional de Segurança do Paciente estão o de promover e apoiar a implementação de iniciativas voltadas à segurança do paciente em diferentes áreas da atenção, organização e gestão de serviços de saúde, por meio da implantação da gestão de risco e de Núcleos de Segurança do Paciente nos estabelecimentos de saúde.

O Programa também se propõe a produzir, sistematizar e difundir conhecimento sobre segurança do paciente. E incluir a Vigilância Sanitária e os profissionais que realizam as fiscalizações nos ambientes de saúde, é essencial para garantir êxito nos protocolos.

“Apesar da resolução ser de 2013, os próprios hospitais demoraram um pouco para trabalhar, e como já passou esse tempo, para a segurança do paciente, isso precisa ser cobrado nas inspeções sanitárias”, reforçou Elen Mendonça.

A enfermeira e fiscal da Vigilância Sanitária, Flávia Brasileiro, elogiou a temática e reforçou que a segurança do paciente deve estar presente em todos os ambientes de saúde onde o paciente circular.

"A apresentação foi ótima!Trouxe pra gente algumas informações que fogem um pouco do dia a dia de determinadas áreas, mas que, todo mundo percebe a importância desse conhecimento não só como profissional de saúde, fiscal da Vigilância, mas inclusive como usuário dos serviços de saúde. Para saber o que tem que exigir e o que as instituições têm que ofertar, em termos de segurança. É muito positivo, e sempre vale lembrar que não temos apenas um tipo de unidade de saúde, a gente não traz segurança do paciente apenas para o hospital, é para toda a rede de assistência: a unidade básica de saúde, ambulatório, centro cirúrgico", disse.