Trabalho de monitoramento da Prefeitura segue mesmo com redução da chuva

Agência Aracaju de Notícias
06/02/2020 17h27

Durante toda esta quinta-feira, 6, equipes da Prefeitura de Aracaju realizaram ações de monitoramento e prevenção com o objetivo de evitar que maiores contratempos fossem vivenciados pela população durante as chuvas que começaram cair sobre a capital sergipana nesta madruga. A estimativa é que, até o final do dia, 75 milímetros de chuva sejam registrados por toda a cidade e a previsão é de que o volume de chuva diminua, gradativamente.

De Norte a Sul da cidade, a administração municipal atua por intermédio da Secretaria Municipal da Defesa Social e Cidadania (Semdec), por meio da Defesa Civil de Aracaju; Superintendência Municipal do Transporte e Trânsito (SMTT); Empresa Municipal de Serviços Urbanos (Emsurb); e Empresa Municipal de Obras e Urbanização (Emurb). Assim, além das ações voltadas para toda a rede de drenagem, as atenções também estão concentradas em auxiliar no fluxo de veículos, além da segurança da população em quaisquer situações advindas do grande volume pluviométrico. 

De acordo com o coordenador da Defesa Civil de Aracaju, major Silvio Prado, a previsão do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) é de que a chuva siga até as 10h desta sexta-feira, dia 7, e, portanto, os agentes estarão de prontidão para, caso haja necessidade, atenderem com a maior agilidade possível. 

“Nesta quinta-feira, fizemos o monitoramento dos canais da cidade, a exemplo do Anísio Azevedo, Jardim Bahia, Airton Teles, canal do Olaria, Santa Maria, Santa Lúcia, no Largo da Aparecida, no rio Poxim. Fizemos também um trabalho nas encostas, nos bairros América, Porto Dantas, Cidade Nova, Lamarão, neste último, inclusive, onde ocorreu o risco de inundação do Rio do Sal. Nesta localidade, as casas foram construídas muito próximas do rio, então, não houve o transbordamento do rio, mas, sim, essa proximidade. Nós orientamos, aconselhamos os moradores a não ficarem no local até a água abaixar e eles acataram. Vamos seguir em observação constante para tentar diminuir os transtornos ocasionados pelas chuvas”, ressaltou o major. 

Os agentes de trânsito da SMTT auxiliam o tráfego nas principais vias da cidade, a exemplo do cruzamento entre as avenidas Francisco Porto e a Pedro Paes Azevedo, onde, nesta tarde, um semáforo ficou inoperante por alguns minutos devido a uma queda de energia na região. 

A Emsurb segue realizando a desobstrução de canais da cidade, como em alguns trechos dos canais do São Carlos, Anízio Azevedo e região do Sol Nascente. No Médici, uma tela de contenção foi colocada no canal e a limpeza foi feita por duas vezes para conter novos resíduos. Quatro equipes da empresa seguem fazendo poda e monitorando as árvores, cerca de 40 profissionais para limpeza manual de canais, duas equipes de limpeza por barragem e quatro equipes para limpeza mecanizada.

Já as equipes da Emurb estão focadas na desobstrução e limpeza emergencial de bocas de lobo e bueiros. Os serviços da empresa municipal serão intensificados tão logo as chuvas cessem na cidade. Todas as obras de infraestrutura, incluindo as obras dos corredores de transporte, estão paradas aguardando o fim das chuvas.

Embora o acumulado de chuva tenha sido alto, as ações integradas realizadas pelas secretarias e órgãos municipais, sobretudo, o conjunto de medidas preventivas adotado, localidades como a avenida Euclides Figueiredo que, inclusive passa por obras, não apresentou os graves problemas registrados no passado, quando a via alagava, colocando em risco os moradores da região. Com o novo sistema de drenagem já respondendo, a avenida teve a água escoada rapidamente. 

Canais de comunicação
A população pode auxiliar no trabalho de monitoramento da cidade durante eventos como as chuvas e, sobretudo, deve informar às equipes em caso de emergência. Para tanto, a Prefeitura disponibiliza canais de comunicação para facilitar o contato entre a população e a gestão pública. 

A Defesa Civil está sempre de prontidão através do número de emergência 199. A SMTT disponibiliza o número 118 para que a população possa solicitar a presença dos agentes de trânsito. Por sua vez, a Emurb disponibiliza o número 3179-1619 para que as pessoas possam solicitar o serviço de desobstrução da rede de drenagem. 

Além desses contatos, a Prefeitura, através da Secretaria Municipal da Comunicação Social (Secom), possui o Whatsapp para que a população possa receber informações em tempo real sobre as ações realizadas pela administração municipal, mas, o número também pode ser utilizado para saber mais sobre os serviços prestados durante situações como chuvas fortes. O número é o (79) 9 9100-5797.