Matrícula online: plantão de atendimentos atende até 400 ligações por dia

Educação
07/02/2020 11h07

Na próxima segunda-feira, 10, a Prefeitura dará início ao processo de matrícula online para os alunos que desejam ser transferidos de uma escola municipal para outra, a chamada transferência interna. E para auxiliar os pais que ainda possuem dúvidas sobre o processo, já está em funcionamento a central de atendimento da matrícula online, para esclarecer os principais questionamentos da população.

A central foi criada pela Secretaria Municipal da Educação (Semed) e conta com dois números para ligações (79 3179-1538 e 79 3179-1574) e um número para Whatsapp (79 98106-2969), funcionando de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 17h. Os atendimentos são realizados por 10 técnicos da Semed, que auxiliam os internautas para proporcionar um melhor aproveitamento do sistema durante todo o período de matrículas.

“Mesmo sendo o terceiro ano de matrícula online, muitas pessoas ainda têm dúvida de como proceder, principalmente aquelas que ainda não estão familiarizadas com o sistema ou quando é a primeira vez que o utilizam. Por este motivo, a central de atendimento é um importante canal de comunicação para prestar este suporte à população”, garante a secretária municipal da Educação, Maria Cecília Leite.

No primeiro ano de funcionamento, a central chegou a registrar cerca de 600 atendimentos em um único dia. Entre os principais questionamentos, a oferta de vagas é o que mais gera ligações. “Muitas vezes, os pais buscam por uma escola que já não tem mais vagas e não entendem porque ela não aparece ali no sistema, então nós justificamos e direcionamos para outra unidade mais próxima. Nos últimos dois anos, recebemos, em média, até 400 ligações diárias”, explica a coordenadora do setor, Ana Isabel de Moura.

Datas

O período de matrícula da rede municipal de Educação de Aracaju é de 10 a 12 de fevereiro para as transferências internas; e de 18 a 20 para alunos novos, que desejam ingressar na rede. Após realizar a solicitação da vaga pelo site, o pai ou responsável legal pelo estudante deverá levar a documentação exigida até a escola, para confirmar a matrícula. O portal www.aracaju.se.gov.br/matriculaonline funcionará das 7h30 às 17h.

“O sistema apenas reserva a vaga, a confirmação acontece no momento em que ele leva a documentação à escola. Mas isso pode ser feito em qualquer momento do dia, sem filas”, reforça Maria Cecília. Para a transferência interna, os documentos devem ser entregues até o dia 14. No caso dos alunos novos, a documentação pode ser entregue até o dia 28 de fevereiro.