Prefeitura presta assistência a famílias atingidas pelas chuvas em Aracaju

Assistência Social e Cidadania
29/02/2020 20h15

Desde as primeiras horas da manhã deste sábado, 29, equipes da Secretaria Municipal da Assistência Social realizaram um trabalho intenso para atender famílias afetadas pelo grande volume de chuva que atingiu a capital sergipana, que chegou a 70mm em menos de três horas. Algumas casas localizadas nos bairros Ponto Novo, Médici, Japaõzinho e José Conrado de Araújo foram alagadas. Ao total, 18 famílias receberam benefícios eventuais como cestas básicas, colchões, lençóis e kits de higiene e limpeza.

Após reunião do Comitê de Gerenciamento de Crise da Prefeitura de Aracaju, a secretária da Assistência Social, Simone Passos, acionou os profissionais da pasta, que atuaram em toda a cidade com o intuito de identificar as situações de risco e fazer os encaminhamentos necessários.

 “Estivemos atuando com celeridade durante todo o dia para atender as solicitações dos cidadãos e garantir assistência para todos. Desde cedo nossas equipes foram às ruas para identificar as situações das famílias e fazer a concessão de benefícios emergenciais. Ao longo dos próximos dias, vamos continuar monitorando essas áreas para atender a qualquer nova ocorrência e fazer articulações de forma intersetorial para garantir outras políticas públicas”, explicou.

Entre as equipes técnicas estavam diretores da Proteção Básica e Especial, gerentes e coordenadores dos benefícios eventuais, cadastradores do Cadastro Único e das unidades socioassistenciais, além de outros departamentos. A Empresa Municipal de Serviços Urbanos (Emsurb) realizou a limpeza e retirada de móveis das residências.

A aposentada Maria de Lourdes Batista, 65, mora com seus dois filhos na rua Senhor do Bomfim, no Japãozinho. Ela foi uma das famílias que tiveram a casa alagada.“Fomos pegos de surpresa. Foi a primeira vez que isso aconteceu com a minha família e infelizmente tivemos alguns prejuízos. A equipe esteve aqui, conversou conosco e solicitei o  auxílio para minimizar os transtornos”, disse Sileide Batista, filha de dona Maria de Lourdes, ao receber a equipe da Assistência Social.

O autônomo Josimar Melo, 33, mora no Japaõzinho desde que nasceu. Ele é conhecido no bairro por oferecer apoio a todos os moradores e com a chuva não foi diferente. Ele ligou para a Ouvidoria Geral da Prefeitura de Aracaju que prontamente acionou a Assistência Social para enviar equipes ao local.

“Recebi a informação de que algumas casas estavam alagadas e liguei para a Ouvidoria para nos auxiliar. Já tinham equipes atuando em outros pontos e nós também fomos atendidos. Acompanhei os profissionais da Assistência dando orientações sobre o endereço das pessoas que foram atingidas”, contou.