Escola municipal capacita funcionários para melhor atender aos alunos bebês

Educação
03/03/2020 15h00
Início > Notícias > Escola municipal capacita funcionários para melhor atender aos alunos bebês

Prestes a iniciar o ano letivo de 2020, as unidades de ensino da Prefeitura de Aracaju se preparam para receber os mais de 27 mil estudantes matriculados na rede municipal. Neste sentido, para garantir a qualidade do atendimento ofertado aos alunos de 0 a 5 de idade, a Escola Municipal de Educação Infantil (Emei) Berenice Campos, localizada no bairro Porto Dantas e que oferece os serviços de creche, está promovendo a Semana do Bebê, evento voltado para os funcionários da unidade e também para os pais.

O objetivo da semana de capacitação é preparar toda a equipe da escola para um bom atendimento tanto aos alunos, quanto às famílias. Iniciada na segunda-feira (2), a capacitação conta com palestras e oficinas para a equipe diretiva, professores, cuidadores e também profissionais de apoio, como os da limpeza e da portaria.

“Como nos tornamos somente creche, quisemos focar na nossa especialidade, que são os bebês. Envolvemos todos os funcionários neste trabalho porque estamos falando, entre outras coisas, sobre o afeto, a socialização e o diálogo com as crianças, sobre a forma de lidar com os pais, sobre o resgate, a ludicidade, enfim, tudo que tenha como foco principal os nossos bebês, mas também o acolhimento às famílias”, explica a diretora da escola, Raquel dos Santos.

Os dois primeiros dias da capacitação foram voltados aos 24 profissionais que compõem o quadro de funcionários da escola. Entre palestras e oficinas, foram abordados temas como habilidades da Base Nacional Comum Curricular (BNCC); higiene e primeiros socorros pediátricos; arte da contação de histórias infantis; e relação entre creche, cuidadoras e famílias. Todos os temas foram abordados por profissionais especializados convidados pela unidade escolar.

Na próxima quarta-feira, dia 4, ocorre o encontro com os pais. “Este é o dia em que vamos nos apresentar aos pais, explicar a dinâmica de entrada e saída na escola, explicar qual a rotina da criança aqui, qual a alimentação é oferecida a ela, deixá-los a par de como é realizado o trabalho. É necessário passar essa confiança, pois, no primeiro dia de aula, é comum precisarmos acolher pais que choram por ter que ficar longe do filho pela primeira vez”, completa a diretora Raquel.

No dia dedicado aos pais, através de uma parceria com a unidade de saúde do bairro, será proferida uma palestra com orientações referentes ao cartão de vacina e também aos cuidados com a saúde da criança. A quinta e a sexta-feira, dias 5 e 6, serão dedicadas à adaptação dos alunos ao ambiente da creche. Para o ano letivo de 2020, a Emei Berenice Campos conta com cerca de 150 crianças matriculadas.

A professora Renata Silva Teixeira, que dá aulas para turmas de alunos com 3 anos de idade, comenta que a Semana do Bebê está sendo essencial para o início do ano letivo.

“Esta capacitação está sendo muito válida, pois podemos pensar de forma mais específica sobre o bebê e também não é voltada somente para professores, mas para todos os profissionais que estão próximos às crianças. O tema abordado hoje, que foi a contação de histórias, foi muito importante, pois é algo que tem se perdido nos planejamentos das escolas e é preciso ser resgatado, assim como a importância da utilização de outros instrumentos que não seja somente o livro, como o fantoche, por exemplo. Participar dessa capacitação nos prepara ainda mais e nos ajuda a pensar num planejamento com coisas novas”, destaca Renata.