Prefeitura dá continuidade ao recolhimento de carcaças de veículos já notificados

Serviços Urbanos
09/03/2020 15h05
Início > Notícias > Prefeitura dá continuidade ao recolhimento de carcaças de veículos já notificados

Por intermédio da Empresa Municipal de Serviços Urbanos (Emurb), a Prefeitura de Aracaju deu prosseguimento, nesta segunda-feira, 9, a mais uma operação para a remoção de carcaças e sucatas de veículos abandonados em ruas e avenidas da capital. A ação é desenvolvida após vencimento do prazo concedido pela empresa, aos respectivos responsáveis, para a devida remoção.

Durante a manhã, o cronograma estabelecido pela empresa para este tipo de serviço foi cumprido no bairro Santa Maria, zona Sul da cidade. Por lá, a equipe removeu uma carcaça de veículo na rua Manoel Gratuliano dos Santos. Já na zona Norte, o recolhimento aconteceu no bairro Soledade. Na sexta-feira (6), os fiscais percorreram, ainda, o bairro América, onde outro veículo foi removido na rua Alzira Rezende.

Até o momento, cerca de 260 notificações foram entregues pela Emsurb em locais identificados a partir de monitoramento das equipes de fiscalização ou manifestação feita à Ouvidoria da empresa. Já o número de recolhimento, realizado tanto pela Prefeitura quanto por proprietários (após notificação), chega a 206. 

De acordo com o diretor de Operações da Emsurb, Bruno Moraes, este trabalho, além de contribuir para a organização dos espaços públicos da capital, também complementa as atividades desenvolvidas pela administração municipal no combate à proliferação do mosquito Aedes aegypti. 

“A Emsurb remove apenas as carcaças que se encontram sem o devido registro e que, portanto, são classificadas como resíduos sólidos descartados de forma irregular. Os proprietários daqueles veículos que estão em frente às residências, regularizados e emplacados, recebem as orientações dos nossos fiscais e também são notificados para que efetuem a retirada. As carcaças que não apresentam mais condições de voltar a circular são prontamente encaminhadas às cooperativas de reciclagem”, explica o diretor.

O aposentado João Ferreira, após acompanhar a retirada de uma das carcaças no bairro Santa Maria, aprovou a iniciativa. “Esse carro estava abandonado aqui há anos e causava muito incômodo para todos nós, pois como está cheio de mato na parte interna, acaba juntando mosquitos e outros insetos. Agora, com esta ação da Prefeitura, me sinto mais aliviado”, afirmou ele.

Legislação
Após removidas, as carcaças seguem para uma área de propriedade da Prefeitura de Aracaju. Com base no Art. 29 da Lei Municipal nº1.721/1991, referente ao Código de Limpeza Urbana e Atividades Correlatas, os proprietários têm o prazo limite de 60 dias para efetuarem a retirada, que, segundo a lei, deve ocorrer mediante pagamento de multa e demais despesas referentes à remoção. A população pode efetuar a denúncia de qualquer carcaça de veículo abandonada em espaços públicos por meio da Ouvidoria da Emsurb (3021-9908).