Gestoras do município debatem a participação da mulher na Prefeitura de Aracaju

Planejamento e Orçamento
09/03/2020 17h08

"O lugar da mulher é onde ela quiser". Estas foram as palavras de ordem ditas durante a roda de conversa intitulada "Mulheres no Governo na Luta pela Igualdade", evento que faz parte das comemorações realizadas pela Prefeitura de Aracaju, alusivas ao Dia Internacional da Mulher - 8 de março. Durante o encontro, gestoras e servidoras de diversas pastas compartilharam suas histórias com uma plateia, em sua maioria feminina, que lotou o auditório do Centro Administrativo na manhã desta segunda-feira, 9.

Compuseram a mesa as secretárias municipais Maria Cecília Leite (Educação), Waneska Barboza (Saúde), Simone Passos (Assistência); a presidenta da Fundação Municipal de Formação para o Trabalho (Fundat), Edivaneide Souza Lima; e a presidenta do Aracaju Previdência, Avilete Ramalho; além da comandante da Patrulha Maria da Penha, da Guarda Municipal de Aracaju, Vaneide Dias Oliveira; e da assessora técnica da Secretaria Municipal do Planejamento, Orçamento e Gestão (Seplog), Rafaela Macedo.

Para a secretária municipal da Educação, Cecília Leite, a roda de conversa serviu para ressaltar a participação feminina na atual gestão. "Esse encontro mostrou a ação desenvolvida em cada secretaria, e o poder que as mulheres têm na gestão atual da Prefeitura de Aracaju, inclusive, comandando os maiores orçamentos, pastas complexas, e mostrando que o lugar de mulher é sim onde ela quiser", pontuou.

Já Waneska Barbosa, que atua à frente da Secretaria Municipal da Saúde, disse que a iniciativa foi excelente, pois as mulheres puderam compartilhar suas experiências pessoais e profissionais. Ela também aproveitou a oportunidade para agradecer ao prefeito Edvaldo Nogueira por confiar às mulheres comandar as maiores pastas do Município. "É com grande satisfação que vejo essa iniciativa da Prefeitura em apostar na gestão das mulheres no Executivo municipal", enfatizou.

Por sua vez, a presidenta da Fundat, Edivaneide Lima, parabenizou a Seplog, através da Escola de Governo e Administração Pública (Esgap), por inserir a roda de conversa na programação. "Sempre é salutar estarmos trocando ideias, mostrando o que temos realizado independente da área de atuação, qual o papel da mulher nesta gestão. O que estamos fazendo é oportunizando às mulheres se ouvirem, a acreditarem que elas podem e têm espaço a conquistar. Este encontro também serviu para mostrar o que a Prefeitura tem feito para as mulheres, dando condições de atuarem de maneira bem proativa e, consequentemente, positiva", disse.

Maria da Penha
A Lei Municipal nº 4.480/2017, que institui a Patrulha Maria da Penha, também foi tema na roda  de conversa. E quem falou sobre o assunto foi a comandante do projeto, Vaneide Oliveira. Ela destacou o encontro como um momento de reflexão sobre o papel das mulheres, seja na Prefeitura ou na sociedade. "Este é um espaço muito rico, pois tem a presença de mulheres de diversas áreas importantes da gestão, trazendo suas experiências de vida e profissional".

Vaneide destacou, também, que a violência contra a mulher é uma pandemia social, e que a Patrulha Maria da Penha atua na fiscalização das mulheres que possuem, por exemplo, a medida protetiva na Maria da Penha. "São mulheres que buscam ajuda. E o nosso papel, através da Guarda Municipal, é de fortalecer essas mulheres, de prestar maior segurança e, com isso, possibilitar que ela pense sua melhoria de vida", enfatizou.

Onco Legal
Servidora da Seplog, Rafaela Macedo também falou sobre o protagonismo da mulher. "Neste evento nós empoderamos outras mulheres, nós encorajamos, para que cada uma delas se sintam fortes e decididas, e protagonistas da sua história. Nós pudemos conhecer quem é cada uma das gestoras por detrás do seu cargo, a mulher que está ali comandando, fazendo a gestão acontecer. Então, foi muito bonito saber mais de cada uma dessas mulheres, do seu crescimento, seja no quesito social ou profissional", disse.

"Por outro lado, também é muito bom ser exemplo para tantas outras mulheres através do projeto Onco Legal, no qual a gente recebe muitas mensagens dizendo que elas se inspiram no projeto para poder traçar sua vida, e eu só tenho a agradecer pela oportunidade de mostrar esse dom que me foi dado. Com isso, o nosso objetivo nesta roda de conversa foi justamente mostrar para cada uma dessas mulheres que elas podem ser protagonistas da própria história, que entendam qual o seu papel na sociedade", relatou.

Homenagens

Durante toda a manhã diversas mulheres foram lembradas pela sua pela luta por igualdade. Dentre elas, as mulheres do Largo da Aparecida, destacadas pela secretária da Assistência, Simone Maia; a professora Andrea Belizário, vítima de feminicídio logo após completar seu primeiro mês como servidora municipal; além de outros nomes de cidadãs e servidoras que deixaram suas marcas nesta gestão.

Antes da roda de conversa, o prefeito Edvaldo Nogueira homenageou as servidoras municipais com uma rosa, como forma de reconhecimento ao trabalho desenvolvido por elas em prol da gestão. Durante seu discurso, Edvaldo pontuou o seu compromisso com a luta pela igualdade em todos os espaços, inclusive no setor público, e destacou que as mulheres são maioria (69%) no total dos servidores da Prefeitura de Aracaju.