Projeto envolve servidoras municipais em discussão sobre empoderamento feminino

Fazenda
11/03/2020 17h15

No mês em que o mundo celebra as lutas e conquistas das mulheres, a Secretaria Municipal da Fazenda (Semfaz) da Prefeitura de Aracaju voltou o foco da primeira edição deste ano do projeto “Conversando com o Servidor” à discussão do empoderamento feminino.

Assim, nNesta quarta-feira, 11, servidoras do órgão municipal discutiram sobre o assunto, comandadas pela jornalista Isabel Ferreira, palestrante e ativista da causa feminista. Durante algumas horas da manhã, elas deixaram as atividades rotineiras um pouco de lado e dedicaram um tempo para conhecer sobre a origem do feminismo, a diferença do movimento para o machismo e como o empoderamento pode mudar a realidade de cada mulher.

"Isso que aconteceu hoje na Secretaria é uma forma de empoderar a mulher. Dar a vocês conhecimento, espaço de fala e importância dentro da organização. Sem dúvida, este bate-papo abrirá um mundo de possibilidades e mostrará quanta força todas aqui têm", disse Isabel Ferreira, durante a palestra.

O secretário municipal da Fazenda, Jeferson Passos, participou da abertura da atividade e destacou a importância da iniciativa e do tema definido para iniciar os trabalhos do ano. "O momento é muito oportuno, pois o assunto está em destaque na mídia e nas rodas de conversas", avaliou.

Segundo Jeferson, é preciso reconhecer a sociedade machista em que vivemos. "Nós mesmos, apesar de atentos à causa, cometemos atos falhos, nos pegamos reproduzindo discursos desagradáveis. Por isso a importância dessas discussões. Eu mesmo aprendi uma palavra nova, sororidade. Não conhecia, mas a partir do momento que a ouvi, busquei o entendimento do significado dela, não só no dicionário, mas na prática", contou.

O projeto "Conversando com o Servidor" é fruto de uma parceria entre a Assessoria de Comunicação e o Gabinete da Semfaz - um trabalho, inclusive, de mulheres, coordenado pela jornalista Luiza Sampaio e pela chefe de gabinete Núbia Simões - e propõe que os colaboradores debatam sobre assuntos relevantes e de interesse coletivo, promovendo, também, a integração entre a equipe.

"Uma iniciativa muito importante para união das mulheres, principalmente no ambiente de trabalho. Empoderamento vai muito além da palavra, é uma chance da mulher se auto-conhecer e se sensibilizar com a realidade de cada colega", disse a assistente administrativa da Fazenda, Dalila Lima, ao analisar o bate-papo.