Prefeitura intensifica ação de limpeza no canal da Anísio Azevedo

Serviços Urbanos
11/03/2020 18h30

A Prefeitura de Aracaju iniciou na manhã desta quarta-feira, 11, uma ação intensificada no canal da avenida Anísio Azevedo, no bairro 13 de Julho, com o objetivo de desenvolver alternativas que permitam maior capacidade de escoamento das águas. O trabalho está sendo realizado por meio de parceria entre as empresas municipais de Serviços Urbanos (Emsurb) e Obras e Urbanização (Emurb).

Durante a operação, coordenada e acompanhada pela Diretoria de Operações da Emsurb, foram feitos, além da retirada de resíduos, testes e análise técnica para avaliar a viabilidade da execução de limpeza, também pelo método de barragem móvel. Para isso, treliças com lonas acopladas foram fixadas nas bordas de um dos trechos do canal para que parte da água fosse represada.


Por conta da movimentação do maquinário pesado, como escavadeira e caçambas, a ação contou com o apoio da Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito (SMTT), que disponibilizou agentes para auxiliar no ordenamento do trânsito, de forma que a mobilidade na região não fosse comprometida.


De acordo com presidente da Emsurb, Luiz Roberto Dantas, essa atividade faz parte das ações preventivas da administração municipal no que diz respeito ao período chuvoso. “O canal da Anísio tem uma característica diferente, ele é revestido apenas nas laterais e sem revestimento no fundo o que dificulta sua limpeza na região próxima à avenida Beira mar e adjacências. Estamos fazendo vários testes para avaliar qual o melhor método”, informou o presidente. 


Segundo Luiz Roberto, o trabalho inicia com a limpeza de forma mecanizada para posteriormente a empresa realizar outra tentativa pelo método de barragem móvel.


Ainda no bairro 13 de Julho, na região da Praia Formosa, outra equipe dá continuidade ao trabalho de desobstrução na saída do canal da Anísio. Por lá, os agentes realizam, também de forma mecanizada, o aprofundamento e alargamento dos trechos assoreados. Com a remoção dos bancos de areia, lixo e outros tipos de sedimentos, a passagem da água fica mais liberada, tendo, assim, uma maior vazão.