Prefeitura dá continuidade à implementação das ações do Plano de Contingência

Agência Aracaju de Notícias
16/03/2020 17h10
Início > Notícias > Prefeitura dá continuidade à implementação das ações do Plano de Contingência

Nesta segunda-feira, 16, o prefeito Edvaldo Nogueira assinou um decreto com medidas de enfrentamento ao novo Coronavírus. Com isso, a Prefeitura de Aracaju entra em um novo estágio do Plano de Contingência de combate à doença, apresentado à sociedade há cerca de 15 dias.
 
Na ocasião, junto à secretária municipal da Saúde, o prefeito expôs os protocolos definidos pela gestão municipal a partir do primeiro caso suspeito identificado no município. Naquele primeiro momento, o plano estipulava a situação de alerta, especialmente em relação às pessoas com histórico de viagem para áreas de transmissão local; depois, com o surgimento de casos suspeitos, o plano especificava perigo iminente e a adoção de práticas relativas a ele.
 
Com a confirmação do primeiro caso, no último sábado (14), o estágio do plano evoluiu para uma situação de emergência em saúde pública, nível que abrange um cenário de surgimento de até 20 casos confirmados. "Temos um Plano de Contingência muito bem elaborado, já apresentado à sociedade no início do mês, e que, neste momento, avança de fase, já que registramos o primeiro caso confirmado na capital", disse o prefeito durante a assinatura do Decreto.
 
"O Plano de Contingência vem descrever como o ente municipal deve se preparar e responder à emergência em saúde de acordo com os cenários de risco, através da avaliação de ameaças e vulnerabilidade pelo nível de resposta de caracterização de cada momento da epidemia", diz o documento.  Assim, o Plano é o norteador das ações que a Prefeitura adota a cada alteração nesse cenário.
 
Além da suspensão de eventos públicos, com o intuito de evitar aglomerações, as medidas estipuladas no Decreto também abrangem a criação do “MonitorAju”, serviço telefônico que entrará em funcionamento na quarta-feira, 18, para que os cidadãos possam obter esclarecimentos sobre o vírus e para informar quadros suspeitos. O atendimento será possível através do canal 156.
 
“Um grupo de médicos e enfermeiros vai estar à disposição para atender as pessoas pelo telefone 156. Para auxiliar na identificação dos casos que sejam realmente suspeitos”, explicou Edvaldo. A Prefeitura também antecipou o início da campanha de vacinação contra a gripe para o próximo sábado, 21, para idosos e profissionais da Saúde e informou o contingenciamento de R$ 5 milhões para utilização emergencial.
 
Determinações
Pelo decreto, que entrou em vigor já nesta segunda-feira, ficam estabelecidas outras determinações, como a recomendação de que os aracajuanos que realizaram viagens internacionais para países considerados como áreas de risco, e/ou estados que já registram transmissão comunitária, e que apresentam sintomas, devem permanecer em isolamento domiciliar de 14 dias, podendo se estender por igual período, conforme resultados dos exames laboratoriais comprovando o risco da transmissão.
 
Para as pessoas que viajaram para as mesmas regiões e que apresentam quadro assintomático, a recomendação é que entrem em contato com a Vigilância Epidemiológica do Município, através do número 156, da Ouvidoria da Secretaria da Saúde, para monitoramento e orientações, quanto ao aparecimento de sintomas.
 
Também fica instituído o Comitê de Operação de Emergência (COE), ao qual compete o monitoramento e acompanhamento do quadro epidemiológico, e as ações municipais para seu enfrentamento. O comitê é composto pelas seguintes secretarias: Saúde; Assistência Social; Fazenda; Planejamento, Orçamento e Gestão; Procuradoria-Geral do Município; Governo; Educação e Comunicação Social.
 
Com relação à locomoção de passageiros na capital, fica determinado que as empresas de transporte coletivo deverão reforçar as medidas de higienização nos veículos. Fica estabelecido também que os terminais de transporte aéreo e rodoviário devem contribuir com a propagação de informações às pessoas, distribuindo materiais informativos fornecidos pela Prefeitura.