Prefeitura suspende temporariametne atividades socioeducativas com grupos de idosos

Assistência Social e Cidadania
16/03/2020 17h40

A partir das diretrizes do Plano de Contingência da Prefeitura de Aracaju e do decreto assinado pelo prefeito Edvaldo Nogueira, a Secretaria Municipal da Assistência Social reuniu nesta segunda-feira, 16, no Centro Administrativo Prefeito Alosísio Campos, coordenadores de todas as unidades socioassistenciais da capital e traçou estratégias sobre os cuidados que todo cidadão deve tomar para evitar a proliferação do novo coronavírus no município.

De acordo com a secretária da Assistência Social de Aracaju, Simone Passos, a medida foi tomada após a publicação do decreto emergencial 6.094/2020. O objetivo é evitar a aglomeração de pessoas, sobretudo, idosas, que estão entre os grupos mais vulneráveis a complicações da doença.

“Temos um fluxo grande de idosos em nossas unidades, os quais participam de atividades e ficam em um ambiente em que há aglomeração. Tomamos a medida de suspender as atividades socioeducativas para preservar e proteger a saúde deles. Preferimos deixá-los em casa, resguardados, e monitorá-los através de grupos de Whatsapp, realizando possíveis visitas domiciliares, para manter o contato dentro dos 45 dias. Outra orientação que passamos foi evitar o acúmulo de pessoas nas recepções. Nossos equipamentos continuarão a atender a população aracajuana normalmente, nenhum serviço será prejudicado”, explicou a secretária.

Neste sentido, foram suspensas todas as atividades que envolvam idosos, visto que essa população é considerada como grupo de risco para a contaminação da doença. Os eventos que estavam programados para acontecer até o final de abril, como o Baile da Melhor Idade, conferências, ações comunitárias, dentre outras atividades, também foram adiados. A recomendação é que reuniões e solenidades de iniciativa da gestão municipal que reúnam mais de 100 pessoas em ambientes fechados e 250 pessoas em lugares abertos não sejam realizados nos próximos 45 dias.

As outras atividades continuarão a ser realizadas normalmente. Além de receber orientações sobre o coronavírus, também foram distribuídos panfletos para os profissionais divulgarem as informações nas comunidades. Todos os equipamentos receberão álcool gel, sabão líquido, toalhas de papel e máscaras como medidas preventivas.

Presenças

Estavam presente coordenadores dos 16 Centros de Referências da Assistência Social (Cras); dos quatro Centros Especializados da Assistência Social (Creas); do Centro de Referência Especializado para Pessoas em Situação de Rua (Centro POP); do Centro Especializado para Pessoas com Deficiência (Centro DIA); dos Abrigos Sorriso e Caçula Barreto, das quatro Casas Lares e da Casa de Passagem.