Para evitar descumprimento de decreto, Prefeitura fiscaliza comércios em Aracaju

Agência Aracaju de Notícias
23/03/2020 17h37

Cabe à Defesa Civil retirar pessoas de áreas vulneráveis ou de risco. À medida que há um decreto municipal determinando que locais com aglomeração de pessoas se tornaram áreas de risco para a disseminação do coronavírus, compete ao órgão, também, a evacuação desses locais. Foi o que aconteceu durante o último fim de semana. 
 
A Defesa Civil de Aracaju e a Guarda Municipal percorreram diversos pontos da capital a fim de fiscalizar o cumprimento do decreto da Prefeitura, que determina o não funcionamento de estabelecimentos comerciais que não são essenciais, como bares e restaurantes. 
 
De acordo com o coordenador da Defesa Civil, major Silvio Prado, duas situações marcaram esse primeiro fim de semana de isolamento social decretado pela Prefeitura de Aracaju. A primeira ocorreu em um bar do bairro Treze de Julho, que estava aberto e reunindo dezenas de pessoas. A outra, uma partida de futevôlei na Orla da Atalaia, com pessoas nos bares da praia. 
 
Ambos os episódios foram denunciados pela população à Defesa Civil, que se deslocou para os locais. "Nós explicamos que o decreto proibia a aglomeração de pessoas e que aqueles locais não poderiam estar funcionando. Eles atenderam nossa solicitação e fecharam os estabelecimentos", diz o coordenador do órgão municipal.
 
Caso os proprietários se recusassem a fechar, poderiam ser notificados e até interditados. "Não havendo o cumprimento dessa solicitação, podemos interditar pelo prazo determinado, dando ciência ao proprietário e procedendo com a identificação visual. Se ele ainda assim reabrir, pode ser multado", explica major Silvio Prado.
 
A Guarda Municipal também tem dado apoio a essa operação de fiscalizar o fechamento dos comércios. De acordo com o diretor geral da corporação, subinspetor Fernando Mendonça, a Guarda atua apoiando ações da Vigilância Sanitária, no sentido de haver necessidade de intervenção ou de haver uma demanda muito grande de denúncias.
 
No sábado (21), por exemplo, uma guarnição se antecipou a um encontro de jovens no Porto Dantas, e conseguiu evitar a realização de um evento conhecido como "rolezinho". "Muitos ainda estão insistindo no funcionamento, mas quando abordamos, eles atendem à orientação. Isso é muito importante", afirma o diretor-geral da GMA.
 
40199 para orientações
Também neste fim de semana, a Prefeitura de Aracaju passou a emitir alertas para telefones celulares para reforçar orientações voltadas ao enfrentamento contra o novo coronavirus (covid-19). Mais de 35 mil aracajuanos cadastrados no Serviço de Alerta por SMS 40199-, da Defesa Civil, passaram a receber mensagens com indicação de medidas que ajudam a conter a proliferação do vírus.
 
A medida teve início na manhã do domingo (22), quando foi enviado o primeira alerta de doenças infecciosas virais. Na mensagem, houve a divulgação do site para o acesso ao Monitoraju, da Secretaria Municipal da Saúde (SMS). O serviço facilita a comunicação com as autoridades, para o registro de pessoas que estiveram em áreas de contágio ou para esclarecimento de dúvidas.
 
"As informações, emitidas através do serviço de alerta, são da Secretaria Municipal da Saúde e serão enviadas, periodicamente, aos celulares das pessoas cadastradas. Essa é mais uma ferramenta que se volta ao trabalho de conscientização e orientação sobre as medidas preventivas contra o novo coronavirus", salienta o secretário da Defesa Social e da Cidadania, Luís Fernando Almeida.

Cadastro
Para fazer o cadastramento e receber os alertas da Defesa Civil, basta acessar o campo de mensagens (SMS) do celular, inserir no destinatário o número 40199 e, em seguida, no corpo da mensagem, informar o CEP da região.
 
Após enviar a mensagem, o usuário receberá uma confirmação do cadastro. O serviço é gratuito e é possível cadastrar mais de um CEP.