Prefeitura amplia equipes de atendimento do MonitorAju - 156

Agência Aracaju de Notícias
26/03/2020 05h00

Criado por decreto em 16 de março, o "MonitorAju" é uma das medidas de enfrentamento ao coronavírus implementadas pela Prefeitura de Aracaju e tem passado por melhorias constantemente. O canal de orientação já teve as equipes de técnicos ampliada e passou a ser disponibilizado através de um formulário online, no site da administração municipal.
 
Com essa ferramenta, a Prefeitura objetiva atender a cada vez mais pessoas. "É no MonitorAju que as pessoas devem buscar informação antes de sair de casa para ir a uma unidade de saúde", resume a enfermeira Cynthia Rocha, coordenadora do serviço, que funciona na Secretaria Municipal da Saúde. 
 
"É um serviço de cadastro e triagem do usuário, para ver se ele precisa de monitoramento", acrescenta. Esse canal já conta com 20 ramais, de domingo a domingo, 24h por dia. "Além do link para um questionário no site da Prefeitura, onde o usuário acessa, responde ao questionário e o envia por e-mail. A gente responde com as orientações, como se ele tivesse ligado", explica.
 
A ampliação foi possível com deslocamento de servidores da Saúde com mais de 60 anos para atuar no atendimento através do 156 e nas ações de retaguarda. A equipe que se somou aos profissionais que já estavam realizando o atendimento pelo MonitorAju recebeu capacitação para poder tirar as dúvidas da população.
 
Quando alguém entra em contato, a equipe faz uma triagem quanto à classificação do caso do usuário, que pode ser suspeito, não suspeito ou apresentar uma síndrome gripal. "Se for considerado suspeito, realizamos o monitoramento telefônico por 14 dias; num caso em que a pessoa viajou mas está assintomática, a gente conversa e pede isolamento de 7 dias. Se, nesse período, ela desenvolver sintomas, deve nos informar e a gente monitora também", detalha Cynthia.
 
Segundo a coordenadora do 156, o usuário é orientado a buscar uma unidade de saúde quando apresenta um quadro de febre, tosse e dificuldade para respirar. "A gente orienta que ele procure uma urgência, porque ele não tem condição de ficar em casa", ressalta.
 
Toda a equipe técnica que atende ao MonitoAju é composta por profissionais de saúde, entre eles, médicos, enfermeiros, fisioterapeutas, terapeutas ocupacionais, nutricionistas, psicólogos, etc. "Esse profissionais são os do grupo de risco ou de serviços que não estão funcionando no momento", esclarece a coordenadora.

Para ela, a ferramenta tem sido fundamental no combate ao coronavírus. "Porque através dela a população pode pegar informação com todos os profissionais de saúde, que recebem atualização diária a respeito de decretos, portarias e sobre o monitoramento de casos", justifica.
 
A capacitação dos profissionais que atuam no serviço também inclui orientações sobre o que é considerado suspeito, não suspeito e síndrome gripal. "Além disso, temos um profissional, alguém experiente no assunto, para tirar possíveis durante o atendimento", destaca Cynthia.