Prefeitura mantém regularidade de serviços de limpeza durante pandemia de covid-19

Serviços Urbanos
26/03/2020 16h42

Com ações planejadas, a Empresa Municipal de Serviços Urbanos (Emsurb) da Prefeitura de Aracaju, responsável pela limpeza pública da cidade,  mantém regular  a oferta de serviços considerados essenciais, como a capinação, coleta de resíduos sólidos urbanos, coleta de resíduos da construção civil e  volumosos e também a limpeza de canais, Cata Treco,  varrição e poda de árvores. Estão suspensas ações como paisagismo e pinturas de guias.

Segundo o diretor de Operações da Emsurb, Bruno Moraes, há um questionamento compreensível quanto à necessidade da capinagem ou capinação em vias da cidade, neste período de prevenção ao novo coronavírus, pois, muitos associam este serviço, apenas, ao aspecto visual da cidade e desconsideram a importante de evitar o acúmulo de água, lixo, entulhos e a proliferação de muriçocas e mosquitos, a exemplo do Aedes aegypti, transmissor de doenças como a dengue.

Bruno ressalta que o serviço de capinação contribuí consideravelmente para impedir a obstrução das sarjetas, as quais, quando livres de mato e lixo, possibilitam que a água flua naturalmente para as caixas de drenagens, seguindo sem dificuldade o seu fluxo para o canais e rios.

Na Prefeitura de Aracaju, 41 equipes trabalham com a capinação, seja sob a coordenação da Gerência de Limpeza Urbana (Gerlu) ou da Gerência de Áreas Verdes (Gerav). Para o diretor, todas trabalham  “com a finalidade de promover a limpeza pública e contribuir com a melhoria da saúde da população aracajuana".

Sobre os Equipamentos de Proteção Individual (EPI's) que devem ser utilizados pelos agentes de limpeza, de acordo com suas respectivas funções, Bruno Moraes informou que a Emsurb fez constar em seus contratos a legislação em vigor, sendo de total responsabilidade e fornecimento dos mesmos por parte das empresas contratadas.