Para evitar aglomerações, Prefeitura adota estratégias diferenciadas de vacinação para idosos

Agência Aracaju de Notícias
01/04/2020 13h00
Início > Notícias > Para evitar aglomerações, Prefeitura adota estratégias diferenciadas de vacinação para idosos

Está em andamento o cronograma da Campanha Nacional de Vacinação contra a Influenza e, diante da pandemia do coronavírus (covid-19), que tem como grupo de risco os idosos, primeiro público atendido nesta campanha, a Prefeitura de Aracaju, por meio da Secretaria Municipal da Saúde (SMS), planejou e colocará em andamento, a partir desta quinta-feira, dia 2, novas estratégias para evitar aglomerações nas unidades básicas de Saúde (UBS).

“Antes mesmo da campanha, reunimos as equipes para pensar em estratégias. Uma delas foi a antecipação da campanha. No entanto, percebemos que muitas pessoas se aglomeraram na unidades, então, como estratégia, principalmente visando o grupo de risco, pensamos em ações externas. Como gestão pública, nosso papel é cuidar das pessoas, então, nos mantemos atentos às necessidades, procurando pensar e colocar em prática ações que facilitem e proporcionem qualidade de vida às pessoas, sobretudo aqueles que se encontram em maior vulnerabilidade”, frisa a secretária municipal da Saúde, Waneska Barboza. 
 
A primeira ação é mais uma inovação da Prefeitura, diante do quadro de pandemia e será realizada em parceria com o Riomar Aracaju, nesta quinta e sexta-feira, dias 2 e 3, das 8h às 13h. Como forma de tornar a aplicação das doses mais célere e respeitar o distanciamento entre as pessoas, o serviço será ofertado no sistema “drive thru”, sem a necessidade de o idoso sair do carro. Esse sistema de imunização será exclusivo para os idosos acima de 60 anos.
 
Porém, ressalta Waneska Barboza, neste primeiro momento, as unidades básicas de saúde não serão reabastecidas com novas doses da vacina, pois as doses recebidas serão destinadas às ações - vacinação em posto volante (drive-thru) e em praças - realizadas fora das UBS, "visto que estamos atendendo ainda o grupo de risco dos idosos e não podemos permitir a aglomeração de idosos junto com crianças dentro das unidades", explica a secretária municipal da Saúde.
 
"Quando terminarmos de atender aos idosos, com essas novas estratégias, temos ainda um déficit de 9 mil doses, que estamos aguardando que o Ministério da Saúde nos mande através do Estado, para que possamos reabastecer as unidades de saúde da capital e atender às demais categorias", completa Waneska.

Vacinação itinerante 
Outra estratégia da Prefeitura é a vacinação itinerante que será desenvolvida na terça, dia 7, e na quarta, 8, na Praça Zilda Arns, localizada no bairro Jardins. Já no dia 14, os idosos poderão receber a vacina contra a Influenza na praça do final de linha do conjunto Bugio. No dia 15 a ação acontecerá na praça do bairro 18 do Forte, próximo ao 28º Batalhão de Caçadores. Em todos os dias, a vacinação será realizada no horário das 8h às 12h. 

Idosos acamados 
A secretária da Saúde destaca que outra preocupação da Prefeitura é com relação aos idosos acamados. “Temos recebido ligações e pedidos para que a vacina chegue a esses idosos. Como nos anos anteriores, a vacina não vai deixar de ser aplicada neles. Independente da situação do coronavírus, a vacinação a domicílio já é uma prática da gestão”, ressalta Waneska.

Assim, parte do quantitativo de vacina recebido pelo Estado também será destinada aos idosos acamados que são acompanhados pelas suas Unidades Básicas de Saúde de referência. As doses serão entregues às UBS, conforme levantamento prévio feito pela Rede de Atenção Primária e, assim, as equipes irão até a residência do acamado. 

Abrigo de idosos
O trabalho estratégico também pensou nos idosos de lares e asilos. Os idosos do SAME já foram imunizados pela equipe da UBS Dona Jovem. Já os idosos atendidos pelo Asilo Rio Branco serão vacinados pela equipe da UBS Sinhazinha que receberá novas doses da remessa. 

Profissionais da saúde
Já os profissionais de saúde, grupo prioritário também da primeira fase da campanha, serão imunizados em suas unidades de trabalho. Para essa logística, a SMS enviará para instituições de saúde da rede pública e privada o quantitativo de doses previamente solicitadas por meio da lista de colaboradores e suas funções.