Academia da Cidade completa 16 anos de promoção da qualidade de vida dos aracajuanos

Saúde
06/04/2020 10h00

Nesta segunda-feira, 6, o Programa Academia da Cidade completa 16 anos de implementação. Executado pela Prefeitura de Aracaju, por meio da Secretaria Municipal da Saúde, o Programa está presente em 27 bairros e visa proporcionar atividades físicas à população, supervisionadas por profissionais, e requalificar os espaços públicos da cidade.

Em virtude do estado de  emergência em saúde pública e do Decreto Municipal que prevê medidas de enfrentamento do coronavírus (covid-19) na capital, a Prefeitura suspendeu as atividades em espaços públicos de prática de exercícios físicos, como também recomendou o fechamento das academias de ginástica.

“Cada polo é vinculado à uma Unidade Básica de Saúde (UBS) do bairro e têm entre 100 e 200 beneficiados de diferentes perfis. Pensando na continuidade das ações, alguns professores fizeram vídeos para que os alunos não interrompam seus exercícios diários e possam, a cada dia, fazer atividades com níveis diferentes, mesmo em casa”, ressalta a coordenadora do PAC, Maria Rita Braga.
 
Segundo Maria Rita, também é sobre ações de prevenção de diversas doenças que podem ser feitas através da prática de exercícios. “Nós trabalhamos a atividade física dentro de um contexto de saúde, que engloba tanto a parte fisiológica, quanto o lado psicológico da integração de pessoas, que não tinham nenhuma perspectiva de vida. O Programa trouxe qualidade de vida para a população, investindo em promoção à saúde com políticas de saúde sustentável, além de abordar diversas temáticas, como a alimentação saudável, e a promoção da cultura de paz", explica.

Atividades físicas monitoradas
A atividade física feita de maneira regular e moderada melhora o sistema imunológico. A Organização Mundial da Saúde (OMS) recomenda fazer 30 minutos de atividade moderada, cinco vezes por semana. “O importante é se movimentar, e isso não quer dizer necessariamente uma série de exercícios, pode ser também, algumas atividades domésticas. É você brincar com os seus filhos, com o seu cachorro ou gato, as pessoas não fazem ideia da diferença que isso faz", afirma o professor do PAC, Robson Fraga.

Segundo o professor, o corpo reconhece o movimento seja em circuito, ou em uma grande limpeza na casa. “Também destacamos uma séries de exercícios que podem ser feitos com o peso corporal, ou seja, as pessoas não precisam de acessórios para conseguir fazer a atividade. Um exemplo é fazer uma sequência de agachamento, tríceps no banco, elevação lateral de quadril e panturrilha. Com isso, a SMS investe há 16 anos na política da prevenção e alerta com a saúde. Afinal, este é o nosso papel: cuidar da saúde da população”, disse.