Planejamento operacional permite à Prefeitura desinfetar dezenas de áreas públicas da capital

Agência Aracaju de Notícias
08/04/2020 04h00
Início > Notícias > Planejamento operacional permite à Prefeitura desinfetar dezenas de áreas públicas da capital

De modo a reforçar o trabalho de combate à proliferação do coronavírus (covid- 19), a Prefeitura de Aracaju, por meio da Empresa Municipal de Serviços Urbanos (Emsurb), está realizando a desinfecção de áreas públicas. O serviço está sendo executado desde o dia 27 de março e conta com o apoio dos aracajuanos, que reconhecem a adoção dessa medida como mais uma forma de evitar o contágio da doença.

De maneira contínua, estão sendo esterilizados terminais de integração, pontos de ônibus e de táxis, mercados, casas de apoio a idosos e regiões próximas a hospitais e unidades básicas de saúde que atendem exclusivamente pacientes com síndromes gripais.

Para tanto, duas equipes, compostas por dez agentes cada, se dividem e limpam, simultaneamente, locais como os exemplificados. A adoção da medida foi discutida pelo Comitê de Operações Emergenciais, liderado pelo prefeito Edvaldo Nogueira, onde se levou em consideração os valores para a operação e sua efetividade.
 
“A água utilizada para a desinfecção é extraída dos nossos poços de captação. Nós deslocamos duas equipes da empresa terceirizada para executar o serviço, dentro do contrato de limpeza pública, portanto não há aumento nos gastos. Além disso, a mesma empresa assumiu os custos dos equipamentos de proteção individual e recebeu os materiais utilizados como doação. A ação é importante por reduzir o período em que o coronavírus sobrevive nas superfícies, logo diminui também as chances de infecção”, explica o presidente da Emsurb, Luiz Roberto Dantas.

A mistura usada para a higienização dos locais combina água, cloro e hipoclorito de sódio (composto químico usado frequentemente como desinfetante e alvejante), conforme recomendações da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), utilizada pelos caminhões e na aplicação com bombas costais de pulverização.  Ela é aplicada via jato de alta pressão, conectado a um caminhão-pipa, eliminando o vírus que porventura esteja no chão, corrimão, paredes, dentre outros locais onde possa haver contato com a população.

O serviço tem contado com grande apoio dos aracajuanos que por motivo de força maior ainda precisam sair de casa, como é o caso do taxista Adelfo Alves. “É muito importante, ajuda muito a gente, porque a gente se sente um pouco mais seguro. Essa é a segunda vez que eu vejo essa limpeza e fico muito feliz com essa higienização”, afirma.

A professora Sheila Conceição concorda. “Limpar os espaços onde circulam muitas pessoas é uma medida necessária, pois quem precisa sair de casa, nos casos de alta necessidade, pode se sentir mais seguro. É um serviço muito interessante para a população”, confessa.

A dona de casa Nayne Joana pensa o mesmo e torce para que a medida prossiga. “Eu precisei sair para levar meu filho ao hospital, então ver que estão fazendo a desinfecção me deixa um pouco mais tranquila. Achei uma boa ideia e espero que a limpeza possa continuar”, diz.

A aposentada Adelaide Azevedo, por sua vez, compreende que se trata de uma iniciativa bem intencionada, posicionada em um período onde o combate à proliferação da covid-19 precisa ser priorizado. “Em um momento como esse a preocupação com a higiene e a limpeza é fundamental, por isso gostei bastante”, ressalta.