Para garantir o cumprimento das medidas emergenciais decretadas pela Prefeitura de Aracaju para o enfrentamento ao coronavírus na capital, a Secretaria Municipal da Defesa Social e da Cidadania (Semdec) deslocou equipes para ações de fiscalização durante o feriado prolongado.
Desta forma, em uma atuação conjunta da Defesa Civil Municipal, Guarda Municipal e Vigilância Sanitária, foi possível interditar espaços públicos que estavam sendo utilizados para atividades de lazer, orientar sobre a necessidade de cumprir a quarentena, desarticular feiras irregulares e manter a atividade de controle e monitoramento do desembarque de passageiros no Aeroporto Santa Maria.
“Nós interditamos 16 praças, em diversos bairros da capital, de modo que continuamos com ações que visam evitar aglomerações. Por meio do diálogo, conseguimos convencer os aracajuanos que estavam na rua confraternizando ou praticando esportes a voltar para casa. Além disso, a partir da zero hora de domingo fizemos uma operação de combate à feiras clandestinas, em parceria com a Emsurb e SMTT, nos bairros Santos Dumont e América, locais onde houve grandes aglomerações na semana passada, atingindo êxito ao evitar que a situação se repetisse”, explica o secretário da Defesa Social e da Cidadania, coronel Luís Fernando.
A recomendação de manter o distanciamento social continua sendo uma das medidas mais indicadas pelas autoridades sanitárias para conter a curva de contágio do vírus e evitar a sobrecarga do sistema de saúde.