Prefeitura e Caixa Econômica discutem estratégias de atendimento à população

Família e Assistência Social
15/04/2020 07h30
Início > Noticias > 86002

Em reunião de trabalho realizada nesta terça-feira (14), a Secretaria Municipal da Assistência Social da Prefeitura de Aracaju e gestores da Caixa Econômica Federal em Sergipe alinharam informações sobre o auxílio emergencial do governo federal destinado a cidadãos afetados por medidas preventivas contra o novo coronavírus (covid-19). 

Com o excesso de informações e o início dos pagamentos do auxílio, muitos aracajuanos ainda têm dúvidas sobre o direito ao benefício e acabam aglomerando, sem necessidade, as agências do banco e os Centros de Referência da Assistência Social (Cras), o que prejudica o atendimento nos espaços. Por isso, Prefeitura e Caixa discutiram formas de orientar a população de forma adequada com o alinhamento de informações. 

De acordo com a secretária da Assistência Social de Aracaju, Simone Passos, a parceria entre a instituição financeira e a administração municipal é fundamental, já que a secretaria é responsável por gerenciar os programas sociais, a exemplo do Bolsa Família, na capital sergipana, através do Cadastro Único, e detém as informações necessárias. 

“Foi uma reunião muito produtiva. A ansiedade das pessoas para receber o pagamento está causando alguns transtornos, como agressão verbal, impaciência e falta de informações verdadeiras, o que causa aglomeração nos locais e desrespeita as regras de distanciamento social. Há situações em que os bancos precisam encaminhar as pessoas para um de nossos Cras para sanar as dificuldades e nós precisamos de informações deles para orientar a população. A reunião teve como intuito esclarecer dúvidas de ambas as partes para que, através do alinhamento de informações, possamos traçar estratégias de fluxo e trabalhar de forma articulada”, explicou a secretária. 

Para o Superintendente da Caixa Econômica, Diego Carraro, a reunião mantida no Centro Administrativo da Prefeitura de Aracaju, teve como finalidade estreitar e fortalecer o relacionamento com o governo municipal. 

“Nosso objetivo é alinhar e reforçar a parceria com a Prefeitura de Aracaju, através da Secretaria Municipal da Assistência Social, nesse momento dos pagamentos do auxílio emergencial. Esse benefício vem para assegurar as condições econômicas das famílias sergipanas, é um alento. Estamos aqui, todos reunidos, trabalhando pra conseguir atenuar as aglomerações e atender a toda a população”, contou.  

Presenças

Além da secretária da Assistência Social de Aracaju, Simone Passos, e do Superintendente da Caixa Econômica Federal, Diego Carraro, estiveram presentes a diretora do departamento Administrativo Financeiro da Assistência Social, Estela Maris; a coordenadora da Proteção Social Básica do município, Carla Vanessa Dória; o gerente do Cadastro Único da Coordenadoria de Políticas de Transferência de Renda da capital, Davi Ferreira; a nova Superintendente Executiva de Governo do Estado, Vagna Cardoso; a gerente geral da Agência Serigy, Aline Ribeiro, e o gerente de Relacionamento da Caixa Econômica, Armando Teixeira.