Com o retorno de 16 feiras livres na capital, a partir do próximo sábado, dia 18, a Prefeitura de Aracaju, por meio da Empresa Municipal de Serviços Urbanos (Emsurb), está adotando as medidas necessárias para que estes espaços de comércio, agora em novo formato, ofereçam mais segurança a feirantes e consumidores, atendendo as recomendações sanitárias e os decretos municipais de enfrentamento da covid-19.
Para que haja o cumprimento dos parâmetros aprovados pelo Comitê de Operações Emergenciais, a Emsurb, por meio da Diretoria de Espaços Públicos e Abastecimento (Direpa), alinhou junto à empresa responsável pela montagem e organização das feiras, a implementação de instrumentos que assegurem a comercialização somente de gêneros alimentícios, seguindo às normas de higienização e distanciamento social.
“A Emsurb disponibilizará álcool em gel sobre bancada de inox para que os fiscais compartilhem o produto com os consumidores na entrada da feira. Para facilitar a higienização das mãos, iremos instalar estruturas com lavatórios nos corredores, sendo quatro para as feiras com maior número de bancas e dois para as menores. Todas as bancas serão novas e os corredores serão ampliados, tornando efetivo o distanciamento social. Somente terão acesso aos espaços os feirantes já cadastrados nas respectivas feiras e não será permitida a presença de ambulantes no entorno", explica o presidente da Emsurb, Luiz Roberto Dantas.
Caberá aos feirantes ocupar apenas uma banca ou balcão frigorífico, bem como os cuidados com a manipulação de suas mercadorias, que não devem ter contato com o chão. Estão proibidos o corte e a exposição de produtos como frutas, verduras e demais alimentos prontos para o consumo, a oferta de mesas e cadeiras aos consumidores, e a comercialização por feirantes acima dos 60 anos ou que se enquadrem nos chamados de grupos de risco apontados pelo Ministério da Saúde.
Os comerciantes devem, ainda, fazer o uso de máscaras e luvas descartáveis, além de permanecer atrás das bancas mantendo distância em relação aos consumidores. A empresa municipal também orienta que seja feito o arredondamento de preços para agilizar pagamentos e devolução de troco, com preços explícitos no local de venda, evitando anúncio verbal dos produtos para comercialização.
Além disso, a Emsurb irá fixar material informativo alertando acerca de ações preventivas ao novo coronavírus. Para garantir a organização dos ambientes e evitar aglomerações, cercas disciplinadoras serão posicionadas nas áreas externas ou internas das feiras, quando necessário.
Os fiscais da Direpa ficarão responsáveis pelo controle de fluxo de pessoas, tanto na entrada, quanto na saída, além de verificar o cumprimento das recomendações de readequação e a presença de idosos ou de pessoas de outros grupos de riscos nestes locais.
Para a limpeza destes locais, a empresa municipal contará com cerca de 30 agentes da Diretoria de Operações, que após o término de cada feira irão atuar na higienização e lavagem dos espaços. Para isso, serão utilizados equipamentos para o descarte de resíduos sólidos, como contentores e caixas estacionárias.
“Todos os órgãos da Prefeitura estão se empenhando no combate ao novo coronavírus, pois a nossa preocupação é em salvar vidas. Por isso, pedimos a colaboração dos feirantes e da própria população para que sigam as orientações a respeito do isolamento social e que evitem aglomerações”, reforçou Luiz Roberto.
Foram mantidas as feiras livres do Batistão (terça-feira); dos conjuntos Dom Pedro e Orlando Dantas (quarta-feira); dos bairros Santos Dumont e Jabotiana (quinta-feira); do Castelo Branco, Suíssa, Agamenon e Aruana (sexta-feira); do Grageru, Santo Antônio e 18 do Forte (sábado); e dos bairros América, Bugio, Coqueiral e Santa Maria (domingo).
Mercados
Além das feiras livres, os consumidores terão outras opções para a compra de produtos essenciais, conforme determinam os decretos estadual e municipal. Os mercados Maria Virgínia Leite Franco, assim como os setoriais (nos bairros), continuam funcionando no horário estabelecido para o período de quarentena, das 5h30 às 13h30. Já os mercados Thales Ferraz e Antônio Franco permanecem fechados.