Prefeitura já orientou e cadastrou mais de três mil passageiros com ação de monitoramento no aeroporto

Agência Aracaju de Notícias
16/04/2020 18h00

Assim que os voos começaram a ser reduzidos por causa do coronavírus, a Prefeitura de Aracaju incluiu o monitoramento no Aeroporto Santa Maria como uma das medidas para controle da transmissão da covid-19. Desde o dia 24 de março, a Vigilância Sanitária e Epidemiológica do Município, da Secretaria Municipal da Saúde (SMS), faz o trabalho de orientação e cadastro de todo passageiro que desembarca na capital sergipana. 

Desde o começo da ação, mais de três mil passageiros já foram cadastrados e receberam orientação por parte da equipe composta por 15 profissionais da Saúde. Do desembarque à liberação, todo o procedimento é feito de forma muito simples. 

De acordo com a coordenadora da rede de programas de vigilância e atenção à Saúde da SMS, Débora Oliveira, assim que desembarcam, os passageiros são abordados e recebem explicações sobre a ação desenvolvida. “Em seguida, eles são encaminhados para a fila, sem aglomeração e respeitando o espaço demarcado, de pouco mais de um metro de distância entre um e outro. Por fim, verificamos a temperatura e fazemos o cadastro dos passageiros”, explica Débora.

Conforme a coordenadora esclareceu, os pacientes sintomáticos passam a ser acompanhados diariamente. Atualmente, são 15 os monitorados. “Todos os dias, nossa equipe liga para essas pessoas que apresentaram sintomas e verificamos como está o quadro. Recomendamos o isolamento por 14 dias e seguimos o acompanhamento. Já aqueles assintomáticos, recebem, automaticamente, assim que ao cadastrados, uma mensagem informando que, caso apresentem sintomas, devem informar à Secretaria por meio do 156 para que possamos fazer o monitoramento e o melhor direcionamento possível”, destaca. 

Todos os passageiros são checados
“Esse trabalho é importante para que possamos detectar mais precocemente as pessoas sintomáticas e encaminhar para melhor atendimento. Com o monitoramento, conseguimos ter um controle maior, além de orientar. Nossa instrução para os sintomáticos é de manter o isolamento social. Já para os assintomáticos, reforçamos a necessidade do distanciamento social e da importância de se manter em casa e apenas sair como extremamente necessário”, completa Débora Oliveira.

Em uma situação normal, o Aeroporto Santa Maria costuma receber 14 voos por dia, mas, com a pandemia do novo coronavírus (covid-19), desde o dia 31 de março, esse número caiu significativamente e chegou a apenas um voo por dia, com uma média de 160 passageiros. As quartas-feiras e aos sábados não há nenhum voo programado. Diariamente, a equipe de monitoramento recebe a confirmação do voo pela Coordenação do Aeroporto (COA) e assim dá início aos trabalhos.