Escola municipal desenvolve atividades online durante suspensão das atividades presenciais

Educação
16/04/2020 13h00
Início > Noticias > 86013

Diante da quarentena imposta pela pandemia de coronavírus, diversos setores estão adaptando suas atividades para manter o devido distanciamento social. Um deles é a Educação. Com as aulas na rede municipal de ensino de Aracaju suspensas, por decreto, desde o dia 16 de março, a Escola Municipal de Ensino Fundamental (Emef) Elias Montalvão criou o projeto ‘Todos juntos numa só conexão”, com o qual mantém a rotina de estudos dos alunos.

Aliando a tecnologia ao processo de ensino-aprendizagem, a equipe da escola, que fica localizada na Zona de Expansão, montou um cronograma de postagens em redes sociais que são acompanhadas pelos alunos.

“Nós, da direção, fizemos uma reunião virtual com os professores e vimos que alguns deles já desenvolviam essas atividades de forma individual, com suas turmas. Então, tivemos a ideia de conectar o todo, partindo do objetivo de manter a rotina de atividades lúdico-pedagógicas dos alunos através da tecnologia e mantermos esse vínculo, mesmo que à distância, integrando a tecnologia ao processo de aprendizagem e diminuindo o distanciamento”, explica a diretora da Emef, professora Caroline Teixeira.

As atividades são filmadas pelos professores, em casa, e publicadas tanto na página da escola no Facebook – que possui grande adesão dos pais de alunos – quanto por grupos de Whatsapp.

“Pelo Facebook, conseguimos atingir uma dimensão muito maior de famílias e de alunos. No Whatsapp, temos grupos por turma e também com pais em geral. São contações de histórias, atividades lúdicas que eles possam construir com material concreto, que possam relembrar o que já foi feito em sala de aula, atividades em que eles possam se exercitar. E estamos gostando da devolutiva que as famílias estão dando, muitos gravam a realização das atividades e nos mandam, dizendo que gostaram de terem feito”, conta Caroline. 


Nas segundas e quintas-feiras, as atividades contemplam os alunos da Educação Infantil. Nas terças e sextas-feiras, é a vez da postagem de conteúdo para o Ensino Fundamental. Já nas quartas-feiras, as atividades são de Educação Física.

“A partir da próxima semana, vamos iniciar mais um formato no projeto. Faremos as atividades no papel e os pais poderão ir até a escola para retirar essa atividade e levar para o filho fazer em casa e treinar o que estão aprendendo. Para isso, teremos uma estrutura na escola para receber os pais com a maior segurança possível”, completa Caroline. 

O professor de Educação Física Isaac Dórea preparou um vídeo ensinando os alunos a confeccionarem um tabuleiro de dama utilizando papelão. Ele explica que, tanto a confecção quanto a realização do jogo traz diversos benefícios para os alunos.

“Seguirei preparando atividades relacionadas a jogos e brincadeiras por dois motivos: o primeiro é que faz parte do conteúdo trabalhado em sala de aula; e o segundo é que requer tempo para confecção, o que é válido nesse momento que estamos desocupados, e desenvolve outras habilidades cognitivas, como noção de medidas, habilidades manuais, etc.”, explica o professor Isaac.