Comerciantes aprovam medidas adotadas pela Prefeitura para retomada das feiras livres

Serviços Urbanos
16/04/2020 15h30
Início > Notícias > Comerciantes aprovam medidas adotadas pela Prefeitura para retomada das feiras livres

A reativação de 16 das 32 feiras livres da capital sergipana, administradas pela Empresa Municipal de Serviços Urbanos (Emsurb), tem gerado expectativa positiva entre os comerciantes que retomarão suas atividades, a partir do próximo sábado, dia 18. Além da perspectiva de boas vendas, a satisfação se da, também, em decorrência das medidas de segurança adotadas pela Prefeitura de Aracaju para evitar a disseminação do novo coronavírus. 

Vendedora nas feiras livres do Bugio e Castelo Branco, Ana Cleide dos Santos conta que já se prepara para atender as normas de higienização estabelecidas pela administração municipal. “Desde que fiquei sabendo do retorno, fui logo providenciar a compra de luvas descartáveis e máscaras, porque acho importante que a gente obedeça às orientações da Prefeitura. Estou muito feliz e com esperança que essa situação do coronavírus passe logo”, afirmou a comerciante.

Trabalhando apenas com o serviço de delivery de pescados e mariscos, desde a suspensão das feiras livres na capital, a negociante Alda Maria Valença comemorou o retorno do funcionamento destes espaços, ao mesmo tempo em que elogiou a gestão pela experiência positiva nas áreas montadas no período da Semana Santa.

“Fiquei muito feliz com esse retorno, pois estávamos em uma situação delicada. Vendi na feira dos pescados e achei ótima a forma como foi organizada. Por isso, parabenizo a Prefeitura por essa decisão, tomada com muito cuidado e cautela, para que todos possam ter segurança no momento das compras, tanto os consumidores, como nós, feirantes”, comentou Alda.

As medidas a serem colocadas em prática compreendem, entre outros pontos, a redução no número de bancas e ampliação do distanciamento entre elas, em cada um desses espaços, assim como o alargamento dos corredores de circulação. Além disto, a oferta de lavatórios e a fixação de material informativo englobam outras providências implementadas para o cumprimento das recomendações sanitárias de enfrentamento ao novo coronavírus.  

“Não é bom ficar parado, por isso, para nós é muito importante esse retorno das feiras. Agora, cabe aos feirantes se organizarem também para cumprir as orientações da Prefeitura e da Emsurb”, destacou Tiago de Souza, que comercializa frios em feiras livres na capital.

De acordo com a Diretoria de Espaços Públicos e Abastecimento (Direpa), cada comerciante será responsável pela aquisição de luvas e máscaras que deverão ser utilizadas durante o desempenho de suas atividades, assim como a manipulação de suas mercadorias e a ocupação de apenas uma banca ou balcão frigorifico. Para orientar trabalhadores e clientes, assegurando as medidas de proteção, fiscais da empresa municipal estarão distribuídos em pontos estratégicos em todos estes locais.  

“Os montadores estão fazendo esse contato com os feirantes, repassando as devidas orientações, obedecendo ao decreto da Prefeitura com limite de bancas e nos padrões da Emsurb. Neste momento, está liberado o comércio apenas de gêneros alimentícios, com proibição para o corte e exposição de produtos prontos para o consumo, a oferta de mesas e cadeiras aos compradores e a comercialização por aqueles acima dos 60 anos ou que integram os chamados grupos de risco”, ressalta o diretor Bira Rabelo. 

Feiras reativadas

Foram mantidas as feiras livres do Batistão (terça-feira); dos conjuntos Dom Pedro e Orlando Dantas (quarta-feira); dos bairros Santos Dumont e Jabotiana (quinta-feira); do Castelo Branco, Suíssa, Agamenon e Aruana (sexta-feira); do Grageru, Santo Antônio e 18 do Forte (sábado); e dos bairros América, Bugio, Coqueiral e Santa Maria (domingo).