Prefeitura dá continuidade a obras de infraestrutura e saneamento básico

Agência Aracaju de Notícias
23/04/2020 05h15
Início > Noticias > 86067

Mesmo diante da pandemia do coronavírus, a Prefeitura de Aracaju, obedecendo a todas as normas e cuidados para evitar a proliferação da covid-19, mantém em execução algumas obras de infraestrutura e saneamento básico, por entender que são essenciais não apenas do ponto de vista estrutural, mas, como rege a Constituição Federal, indispensáveis no sentido de evitar problemas de saúde pública, principalmente em virtude do período chuvoso.

Entre as obras destacam-se projetos urbanísticos de drenagem e pavimentação asfáltica ou em paralelepípedo em loteamentos dos bairros Dom Luciano e Soledade, complementares à obra de revitalização da avenida Euclides Figueiredo, um dos principais corredores de veículos da zona Norte da capital e que, em breve, será entregue à população, resolvendo um problema histórico de alagamentos na região.

No loteamento Tia Caçula, no bairro Dom Luciano, as intervenções contemplam 14 ruas, totalizando um investimento de R$4,7 milhões, conveniado entre a Prefeitura de Aracaju e o Governo Federal. A obra encontra-se com 25% dos serviços concluídos, sendo que a drenagem está com 60% implantada e o esgotamento sanitário com 90%.

Outra obra que dialoga com a Euclides Figueiredo é de drenagem e pavimentação de 21 ruas dos loteamentos Izabel Martins, Santa Catarina e Guarujá, no bairro Soledade, orçada em R$4,6 milhões, também com aporte da Prefeitura de Aracaju e do Governo Federal. Os serviços estão com 30% de execução, com o esgotamento sanitário passando dos 80%, enquanto a rede de drenagem supera os 35%.

De acordo com o presidente da Empresa Municipal de Obras e Urbanização, Sérgio Ferrari, as intervenções executadas no perímetro por onde passa a Euclides Figueiredo devem minorar os alagamentos e promover cidadania para os moradores.

“A Prefeitura está resolvendo os problemas crônicos registrados por anos na Euclides, mais especificamente na região conhecida como 'Maria Gorda', mas também levando aos loteamentos dos arredores obras estruturantes que vão evitar que o material trazido pelas águas das chuvas cheguem à Euclides e provoquem os transtornos pelos quais muitas pessoas já passaram. Enfim, este circuito de obras em andamento nestes loteamentos vão melhorar a médio e longo prazos os problemas ocasionados principalmente em época de chuvas”, enfatiza Ferrari.

Expectativas
Dona Angelita Gomes tem 57 anos e mora no loteamento Tia Caçula há mais de uma década. Ao observar as obras da janela de casa, ela alimenta boas expectativas. "Creio que vai melhorar, porque aqui sempre foi essa lama toda", afirma.

Cristiane Santos Rocha, 35, diz que a comunidade sempre enfrentou dificuldades em virtude das ruas sem infraestrutura. "Sou diarista e todo dia de manhã saio de casa e coloco sacolas plásticas nos pés para não me sujar de lama, é uma situação difícil. Mas agora, com essa obra, tudo vai melhorar", acredita.

Não muito distante dali, no loteamento Izabel Martins, no bairro Soledade, mora Orlando dos Santos, 53. Ele é dono de um bar e sabe como ninguém as dificuldades enfrentadas quando não se tem saneamento básico. Olhando para o futuro, ele é otimista. "Com certeza isso aqui vai ficar bom. Vão pavimentar a nossa rua e eu aprovo essa obra porque vai trazer melhoria para a nossa comunidade", diz.

Opinião semelhante tem a aposentada Elizama Soares, 60, moradora do loteamento Santa Catarina, também no bairro Soledade. "Aqui não passa ônibus, em virtude das ruas de piçarra e buracos. É uma demanda antiga da nossa comunidade. Acredito que tudo vai se resolver, quando entregar a pavimentação", vislumbra.